DestaquesMundo

​Jorge Carlos Fonseca comunica hoje decisão sobre prolongamento do estado de emergência em Cabo Verde

O Presidente da República de Cabo Verde comunica hoje ao país a sua decisão sobre a prorrogação ou não do estado de emergência decretado a 29 de Março, e que termina esta sexta-feira. A comunicação de Jorge Carlos Fonseca, marcada para às 13 horas, acontece no momento em que o país regista 55 casos positivos de covid-19, 45 dos quais foram confirmados esta quarta-feira, na ilha da Boa Vista.

Numa publicação na sua página na rede social Facebook, o chefe do Estado refere que manteve em contacto regular, esta quarta-feira, com o primeiro-ministro, teve conversas com o Ministro da Saúde e esteve em contacto com o director nacional da saúde sobre a execução do estado de excepção, em particular, sobre a situação na ilha da Boa Vista.

“Apesar de a situação na ilha da Boa Vista se ter agravado, não há razões para não acreditarmos que poderemos vencer e venceremos, seguramente, a crise que atravessamos. Todos juntos, vamos ganhar esta luta contra a COVID-19, disso não tenho quaisquer dúvidas”, lê-se.

“Do mesmo modo prossegui, hoje [quarta-feira], contactos com vários empresários, juristas e outros cidadãos e entidades cabo-verdianos sobre a sua visão relativa à execução do estado de emergência e a necessidade ou não de uma sua prorrogação”, aponta.

Nos últimos dias Jorge Carlos Fonseca auscultou as diferentes entidades nacionais, incluindo os partidos políticos com assento parlamentar.

O MpD defende a renovação do alargamento a todas as ilhas. A UCID sugere a continuidade do estado de emergência, mas apenas nas ilhas com casos positivos da doença de covid-19. Já o PAICV referiu que não tem dados para fazer uma abordagem mais “aprofundada” e “concreta” sobre a situação epidemiológica do país.

O Governo, através do Primeiro-ministro, já disse que é favorável ao prolongamento do estado de emergência para o país poder consolidar os ganhos, reduzir os riscos para níveis ainda mais baixos e aceitáveis.

“O governo é favorável ao prolongamento do estado de emergência para os próximos dias. A saída do estado de emergência após o período de prolongamento vai ser progressiva, controlada, de forma a que as restrições que estão em curso e a retoma da actividade económica possam ser conciliáveis. Ao mesmo tempo que se irá retomar as actividades económicas após o prolongamento após o estado de emergência, as restrições irão ser reduzidas”, disse.

O país cumpre hoje 19 dias, de 20 previstos, de estado de emergência para conter a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O estado de emergência incide temporariamente no direito à liberdade, incluindo direito de deslocação e emigração, direito ao trabalho e de trabalhadores, à propriedade e iniciativa económica privada, de reunião e de manifestação e liberdade de culto religioso.

A Constituição da República de Cabo Verde, no seu Artigo 267.º, determina que “a declaração do estado de sítio ou de emergência deverá ser devidamente fundamentada e nela deverá ser indicado o âmbito territorial, os seus efeitos, os direitos, liberdades e garantias que ficam suspensos e a sua duração, que não poderá ser superior a trinta dias, prorrogáveis por igual período e com os mesmos fundamentos”.

Cabo Verde conta até ao momento com 55 casos confirmados de covid-19, um dos quais levou à morte do doente e outro já foi considerado recuperado. A maior parte das infecções, 51, foram confirmadas na Boa Vista. Três casos foram confirmados na cidade da Praia e um em São Vicente.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 134 mil mortos e infectou mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. Mais de 515 mil doentes foram considerados curados.

Fonte: Expresso das Ilhas

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading