CulturaSociedade

Concurso para bolsas universitárias começa em Agosto

Os estudantes poderão fazer a inscrição às bolsas, que estão inseridas no programa de envio anual de 300 licenciados/mestres angolanos, com elevado desempenho e mérito académico para melhores universidades do mundo, no portal do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos (INAGBE).

O programa escolheu universidades dos rankings da Times Higher Education Rankings, QS World University Rankings e ARWU-Shangai Ranking, localizadas em países como África do Sul, Argentina, Austrália, Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Holanda, Itália, Japão, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Rússia, Singapura, Suíça e Ucrânia.

Tem como áreas prioritárias a saúde, engenharia, tecnologia, ciências agrárias, sociais e humanas, estabelecendo o processo 16 valores como média mínima para o acesso à bolsa e idade até 30 anos para o mestrado e 35 anos para o doutoramento.

Estão disponíveis 60 vagas para especialidades médicas, 150 para mestrado e 90 para o doutoramento.

As candidaturas estão abertas também para cidadãos nacionais com visto de estudante e até dois anos de permanência no país de formação, aceites ou a frequentar um curso de pós-graduação (1.º ano de mestrado ou 1/2.º de doutoramento), numa universidade colocada no ranking das melhores do mundo em 2018.

Em conferência de imprensa para apresentação do edital e da estratégia do programa, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Maria Bragança Sambo, fez saber que o Executivo investirá no programa cerca de 50 milhões de dólares para o envio anual de 300 estudantes.

O processo de selecção será assegurado por um júri nacional, com várias  fases consecutivas e eliminatórias, como a realização de analises documental, testes de conhecimento, entrevista centrada nas competências, selecção pela instituição de ensino superior estrangeira, dentre outras.

Maria Bragança Sambo destacou como uma das condições requeridas aos candidatos a assinatura de uma declaração de compromisso de regresso ao país e a disponibilidade do estudante servir, quer no sector publico ou privado e em qualquer província.

A governante acrescentou que o ministério fará a abertura, dia 1 de Agosto, de um edital com os requisitos para as candidaturas.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading