Cinosanda SandeleCronistas

5 dicas que me ajudam a evitar o negativismo

O negativismo é uma junção de pensamentos e comportamentos pessimistas face à desafios, dificuldades e acontecimentos negativos que a vida nos proporciona. Apesar de existir pessoas que são pessimistas por natureza (aquelas que acreditam que tudo vai dar errado ” anyway”),  quando a vida não corre como desejamos, corremos todos os riscos de ser atacados por pensamentos negativos. Eu sou otimista por natureza, parto do princípio que tudo vai dar certo e acredito na realização dos meus sonhos e projetos independentemente das circunstâncias em que me encontre.

Porem, no dia 7 de Março por exemplo fotografamos pela primeira vez este look com a intenção de criar um poste bem diferente deste. Mas o tempo estava horrível para fotografar, estava cinzento e com aquela chuva miúda que dura quase o dia todo. No entanto, como muitas vezes já tivera acontecido, eu e a minha fotógrafa (a sara) não nos deixamos abalar por isso. Continuamos com a sessão fotográfica com a esperança de que no fim como das outras vezes poderíamos dar um jeito nas fotografias (bom, na verdade a Sara é que dá o jeito). Mas dessa vez não tivemos esta sorte.

Apesar de não desistirmos com facilidade, tivemos que dar aquela sessão por perdida. As fotografias para serem usadas teriam que ser muito trabalhadas e mesmo assim não conseguiríamos obter o resultado desejado. Fiquei irritada e antes que me tivesse apercebido, estava eu a reclamar por tudo e por nada: “possas, uma pessoa esforça-se tanto e ainda acontece isso e bla, bla, bla”.

Não demorou muito tempo para estar a reclamar de outras coisas que não tinham nada haver e assim correr o risco de influenciar o resto do meu dia negativamente. Mas, felizmente nos últimos anos tenho desenvolvido diferentes hábitos que me têm ajudado a lutar contra o negativismo. Portanto, hoje algumas semanas depois com o céu azul e o sol a brilhar, voltamos a fotografar o mesmo look e achei que seria bem oportuno partilhar com vocês 5 dicas que me têm ajudado bastante a lutar contra o negativismo.

Orar assim que acordo. Essa é uma dica que serve para quem acredita em Deus. Para quem não acredita pode fazê-lo em forma de meditação. Ao orar começo sempre em agradecer por todas as coisas que tenho, por todas as coisas ruins que Deus não permitiu que me acontecessem e por todas as lições que Deus permitiu que eu aprendesse. Ao fazer isso realizo-me que todas as coisas das quais me queixo são na verdade insignificantes perante a grandeza de tudo de bom na minha vida. Mas, mais importante do que isso, isto me permite encarar o que quer que seja com positividade, determinação e fé.

2. Entregar-se as emoções que sinto quando as coisas não dão certo. Ser optimista não é ignorar tristezas, mágoas e decepções. Ser optimistas é sentir essas coisas todas, continuar com positivismo, passar por cima e fazer melhor. Porem, muitas vezes pulamos de alegria quando as coisas nos correm bem, mas nos esforçamos para não chorar quando as coisas nos correm mal. Na tentativa de “se consolar” procuramos por desculpas “esfarrapadas” ao em vez de encarar a situação, arranjar maneiras de passar por cima e fazer melhor.

Só que o que não nos apercebemos é que ao fazer isso prolongamos o nosso sofrimento e criamos energias negativas, permitindo assim que uma situação desagradável gere outras mais desagradáveis ainda. Portanto para evitar isso, aprendi com o tempo que quando as coisas não dão certo, para que eu possa continuar positivamente, é importante que me permita se decepcionar, se entristecer e se me apetecer, é importante que me permita chorar.

3. Ouvir palestras motivacionais. Depois de orar, enquanto eu me preparo oiço sempre palestras motivacionais de oradores como a pastor T D Jakes, Les Brown, Eric Thomas, Zig Ziglar, gary V, Lisa Nichols entre outros. Para além dos acontecimentos indesejáveis que podem influenciar o nosso dia negativamente, existem coisas que vimos ou ouvimos que inconscientemente produzem em nós energias negativas. Ao começar o meu dia ouvindo palestras motivacionais começo produzindo bastante energia positiva. E isso faz com que todo pensamento negativo que estiver no meu subconsciente desapareça.

4. Evitar falar dos meus sonhos e problemas com pessoas negativas. Foi também através das palestras motivacionais que aprendi que falar dos nossos sonhos e problemas com pessoas negativas é uma das coisas mais destruidoras que podemos fazer na vida. Isso porque as pessoas negativas vão sempre te fazer acreditar que tudo o que quiseres alcançar é impossível. Elas vão te relembrar todas as tuas limitações materiais e imateriais para tentar te “provar” que estás maluca em sonhar o que quer que seja que estejas a sonhar.

Mas, em contra partida essas mesmas pessoas vão mostrar uma estranha compreensão quanto aos seus problemas. Vindo com argumentos de género “é a vida, que pena, vai passar etc.”, mas sem nenhuma sugestão de como possas sair do problema. O Les Browm numa das suas palestras disse o seguinte: “não contes os teus problemas, 80 % das pessoas não se importa com os mesmos e 20 % está feliz por não estarem no teu lugar”. Devo dizer que isso é uma das coisas mais difíceis para mim de se fazer porque por natureza adoro partilhar acontecimentos e ideias positivas com as pessoas e não pouco esforços em desabafar. Mas estou aprendendo.

5. Evitar ambientes tóxicos. Eu sei que todo mundo tem a necessidade de ter uma vida social, mas é muito importante que esses ambientes mesmo que forem só para lazer não sejam tóxicos. Os ambientes tóxicos são todos aqueles em só és bem-vindo quando só estás disposto a partilhar as tuas frustrações e os teus problemas, assim como os problemas de outros. As pessoas se sentem confortáveis em sofrer juntas e as conversas muitas vezes se limitam em concorrências de quem sofre mais: “o quê? Amiga isso ainda não é nada, eu quando…..” e assim sucessivamente. Isso vai gerar energias negativas e vai fazer com que aceites sem querer lutar contra os problemas e obstáculos que vão parecendo em tua vida.

Bom, espero que essas dicas vos sejam úteis. Que Deus vos abençoe e não se esqueçam de sonhar e lutar sempre para a realização dos vossos sonhos.

Com amor,
Angodiva

One Comment

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading