5 milhões de hectares disponíveis para 2020

Um total de 5,6 milhões de hectares para o cultivo de produtos diversos está em preparação, em todo o País, para o arranque em Outubro da campanha agrícola 2019/2020, anunciou na passada sexta-feira, 26, em Luanda, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, José Carlos Bettencourt.

Para esta campanha, estarão envolvidas 1,4 milhões de famílias camponesas e projecta-se uma produção de mais de 2,5 milhões de toneladas de cereais, 12 milhões de raízes e tubérculos e mais de seis milhões de toneladas de fruta.

publicidade

Faça já a sua assinatura: formulário de assinatura
Contactos editoriais: jornalkandandu@gmail.com

Publicidade: vivenviaspress@gmail.com

“São projecções condicionadas a vários factores, muitos dos quais fora do domínio do homem”, ressaltou José Bettencourt, que falava à imprensa no fim da 6.ª reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República.

Relativamente aos subsídios dos combustíveis à agricultura e pescas, referiu que só entrarão em vigor após a retirada dos subsídios aos combustíveis. “Temos estado a falar com as empresas para que regularizem os seus documentos, pagamentos de impostos e contabilidade organizada e que tenham um programa de consumo de combustíveis” com vista a beneficiarem da subvenção, referiu.

“Procuramos subsidiar a agricultura para que ela seja mais competitiva e uma das formas foi subsidiar os combustíveis, porque têm um peso específico dentro do custo de produção”, disse.

O subsídio à agricultura e às pescas é de 45% sobre o preço que for praticado. “As empresas que forem elegíveis receberão um cartão através do FADA, organismo do Ministério da Agricultura. Esse cartão vai permitir comprar combustível para a agricultura com uma redução de 45%”, concluiu.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe o seu comentário