Diário de Viagem

Dia 2: A cidade de Viena

A cidade de Viena é um verdadeiro museu a céu aberto. Viena é uma cidade que consegue ser ao mesmo tempo, suave e frenética. Ontem estive na Kärntner Strasse, que é a rua de compras mais famosa de Viena, ela é totalmente voltada para o comércio com 10 quarteirões com lojas de luxo como Luis Vuitton, Rolex, Boss, Chanel, Hérmes e outras. Ela é das ruas mais conhecidas da cidade, começando na esquina com a Ringstrasse e termina na praça de Santo Estevão (Stephansplatz), onde se encontra a catedral de Santo Estevão. É nesta rua onde está a Ópera de Viena e alguns hotéis emblemáticos de Viena.
A Kärntner Strasse é uma rua pedonal com grade movimentação de turistas, também é um local com lindos bares e confortantes esplanadas. É uma rua em que se exibem muitas artistas com as suas artes e ofícios . Os vendedores de bilhetes para concertos de ópera e teatro todos eles com trajes dos séculos XVIII. Há ainda a possibilidade de um passeio numa das belíssimas carruagens com cavalos e que proporcionam agradáveis passeios por Viena.
A Catedral de Santo Estevão, é uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europeu e está situada na Stephansplatz no centro da cidade de Viena, Áustria . Trata-se de uma obra mundialmente conhecida e um exemplo de arquitectura do século XII. Foi renovada no estilo gótico entre 1304 e 1433, possui duas torres, a torre norte com 68 metros e a torre sul com 136 metros. Actualmente é a sede da Arquidiocese de Viena. No seu interior há ainda o estilo barroco muito presente. Pagando um valor de 6 euros é possível ir até a torre sul ( utilizando um elevador ), ficando numa altura de 123 metros e apreciando a cidade de Viena. Foi Catedral de Santo Estevão que se rezou a missa de corpo presente de Mozart e foi daqui que o seu corpo saiu para o cemitério.
A Ringstrasse é a avenida mais importante da cidade e foi construída no mesmo lugar em que se encontrava a antiga muralha. Nela se encontram os edifícios mais famosos de Viena. É uma avenida circular que rodeia o centro de Viena, ela abriga grande parte das obras arquitectónicas mais significativas da cidade como o Palácio Real Hofburg, a Prefeitura, a Bolsa, o Parlamento e Museu de História de Arte. O Ringstrasse não é apenas uma rua, ela acaba por se transformar em vários trechos todos com a palavra Ring( Anel) como Opernring, Burgring, Parkring, Stubenring, Schottenring.
A Ópera Estatal de Viena (Wiener Staatsoper) é uma casa de ópera e uma companhia de ópera com uma grande história desde o século XIX. Esta localizada no centro de Viena. Os membros da Orquestra Filarmónica de Viena são recrutamos dessa orquestra . O edifício começou a ser construído em 186 e estava finalizado em 1869, seguindo os planos dos arquitectos August Sicard von Sicardsburg e Eduard van der Nüll. Foi feito num estilo neo-renascentista. Foi a primeira construção com finalidade operística em Viena. Foi inaugurado em 25 de Maio de 1869 com a ópera Don Giovanni de Wolfgang Amadeus Mozart. Entretanto, soube que o edifício não foi muito popular ao público . O público não terá gostado muito da “ousadia” dos arquitectos na construção da Ópera de Viena, tal desagrado terá chegado mesmo a corte real que por isso pressionou os tais arquitectos. Soube que os mesmos terão entrado numa grave depressão, mas certo é que aquilo que não foi entendido naquela altura, hoje está como um dos maiores símbolos e edifícios de Viena.
Depois foi a oportunidade para visitar o Naschmarkt, o mercado mais conhecido de Viena e que existe desde o século XVI. O mercado de rua mais conhecido de Viena acontece desde o século XVI, quando se vendia principalmente garrafas de leite. Desde 1793, o normal era que todas as frutas e vegetais que chegavam à cidade de carro fossem vendidas no Naschmarkt . Por volta de 1916, mais de 120 barracas foram construídas, transformando o local no maior mercado tradicional de Viena. No Naschmarkt podemos encontrar coloridas barracas de flores, carne, pão e todo o tipo de alimentos . Também é possível comer na zona , porque há dezena de restaurantes internacionais  a preços acessíveis . Aproveitei fazer umas compras, comer uma das iguarias tradicionais da Áustria, a Wiener Schnitzel (salsicha) acompanhada de uma boa cerveja. O mercado é um espaço multicultural com comerciante turcos, asiáticos e do Médio Oriente e muito animado . Ele é popularmente conhecido como “o estômago de Viena” com uma escolha variada entre a culinária austríaca e a internacional . Os aromas de ervas e temperos exóticos enchem o ar. Provei também o “Hugo” que é uma bebida tradicional pró seco que junta água com gás, hortelã e sabugueiro. É uma bebida bastante refrescante e revigorante. O mercado fecha aos domingos .
Andando com a Any Henriques, uma cidadã angolana que vive em Viena há cerca de 20 anos, que usando a sua experiência lá me ia mostrando a cidade . Um aspecto curioso é a arquitectura de Viena, fomos vendo edifícios que têm a assinatura de Otto Wagner (1841-1918), que foi um dos arquitectos mais famosos do início do século XX, período de transição dos estilos arquitectónicos e um dos fundadores na construção de cidades modernas. As suas obras com uma arquitectura clara e progressista são uma marca registada em grande parte dos edifícios de Viena. É um dos grandes responsáveis e percursores da art noveau na estrutura arquitectónica de Viena.
A noite o jantar foi no Lisboa Lounge, um espaço pertencente a um cidadão português residente em Viena. Deu certamente para “matar saudades gastronómicas ” de Lisboa, falar na nossa língua, o português, num encontro promovido pela Any Henriques com a presença da minha comadre Mitté, a Margarida ( uma elegante e simpática madeirense que trabalha em Viena), e a Marcia, uma cidadã de São-Tomé e Príncipe também residente por cá. Demos continuação da noite no bar do Stefan, onde se juntou a Marcelina, uma enfermeira angolana que vive na Áustria há doze anos. Interessante foi também conhecer a Margareth, uma austríaca que fala português e conhece bem a cultura lusófona. Uma noite interessante e com muitas vivências .
Viena tem os seus encantos e é uma cidade maravilhosa . A cidade onde me encontro . Estou “Aqui na Mukueba” a partilhar histórias e estórias dos lugares e das suas gentes.  Boa leitura.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading