Eugénio Costa AlmeidaOpinião

A CPLP e a mobilidade interna dos cidadãos lusófonos

Na próxima semana vai decorrer, no Sal, Cabo Verde, mais uma cimeira da CPLP – a XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo onde, além de ser entregue a presidência rotativa, durante dois anos, aos cabo-verdianos, vão ser acolhidos 9 novos membros-observadores e, principalmente – uma vez mais – trada a questão da mobilidade interna dos cidadãos lusófonos, bem como de bens.

Uma aspiração antiga de todos os Estados-membros e dos seus cidadãos e que Portugal e Cabo Verde muito tês pugnado por ver aprovada.

Só que há condicionantes que impedem – ou parecem impedir, e no contexto actual da União Europeia, mas isso se faz sentir – que essa legítima e ancestral aspiração possa ir por diante.

Recordemos que, já no passado e não muito distante, a livre circulação foi implementada para algumas categorias profissionais (como artista, desportistas, escritores, empresários, estudantes) mas não parece que tenha sido muito aproveitada; nem de pessoas, nem de bens.

Mas, de certa forma, essa livre circulação, ainda que com alguns condicionantes, já se faz sentir, entre Portugal e Brasil e Cabo Verde.

De qualquer forma, temos de reconhecer que as resoluções que no passado foram aprovadas para a livre circulação não têm tido aplicação prática.

E não têm porquê? Porque Portugal é um Estado-membro da União Europeia (UE) e o facto de estar inserido no Espaço Shengen de livre circulação de pessoas no sei da UE, mais condiciona essa nossa e contínua aspiração de circularmos livremente no nosso espaço lusófono.

E Portugal, por esse facto, deveria ser o primeiro a alertar e não criar falsas expectativas aos restantes Estados-membros.

Depois não se admire que, alguns deles, vejam na CPLP pouco mais que algo como um espaço de reunião de Chefes de Estado e de Governo, de Parlamentares e de algumas profissões sem qualquer interesse para o resto dos lusófonos.

Se repararmos bem, por exemplo, entre os africanos é cada vez maior a livre circulação;, é um facto; ainda que na maioria dos casos, por enquanto, seja necessário um passaporte, mas não vistos.

Ora, dentro da CPLP – leia-se com Brasil, Portugal e Timor-Leste – não basta um passaporte; na maioria dos casos, é necessário um visto que, em muitos casos, são difíceis – quando não “encarecidos” – de serem obtidos.

De qualquer forma, aguardemos que nesta XII Conferência de Chefes de Estado e de

Governo, que se vai iniciar na próxima quarta-feira, dia 18 de Julho, saia aquilo que os cabo-verdianos já chama da Declaração de Santa Maria, onde o projecto cabo-verdiano da livre mobilidade interna de pessoas e bens (um documento que os cabo-verdianos declaram procurar ser orientador e consensual e que, segundo estes terá tido a colaboração de Portugal) possa passar d a realidade virtual para efectiva.

Pessoalmente, tal como venho a registar a longo destes anos, continuo com dúvidas, com legítimas dúvidas, quanto à exequibilidade desta magnífica proposta.

Tenho úvidas, mas também mantenho esperança que ela se afirme e, reafirmo, passe de uma realidade virtual para uma realidade efectiva!

*Investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL(CEI-IUL) e Pós-Doutorando da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto**

** Todos os textos por mim escritos só me responsabilizam a mim e não às entidades a que estou agregado

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading