Cronistas

A Propósito de Criminalidade

Um facto recente provocou uma inusitada cadeia de reacções: um polícia a executar sumariamente um marginal ferido a tiro, estendido no asfalto.As mais opostas opiniões foram expressas nas redes e comunicação sociais através de comentários ao vídeo de alguém que filmou a chocante cena e a colocou à disposição do público.

Muitos, invocando a vastíssima e violenta criminalidade que assola Luanda e atemoriza os cidadãos, apoiavam a atitude do polícia; outros defendiam a instituição da pena de morte, embora discordassem daquele acto; bastantes insurgiam-se contra a acção do agente policial por ser contra os direitos humanos; ainda outros chamavam a atenção para o perigo de se começar a fazer justiça pelas próprias mãos, o que anularia o papel do Estado de direito; alguns lembravam que as condições económicas e sociais são geradoras da criminalidade.

A quantidade de opiniões expressas, o seu conteúdo e a proveniência de várias delas (oriundas de personalidades do meio académico e jornalístico) seriam motivo para um interessante estudo de carácter sociológico e político (e porque não histórico?) sobre a sociedade angolana e a sua classe média.

Mas o acontecimento em si – a execução sumária dum marginal por um polícia, na rua, e as reacções suscitadas – requerem análises mais vastas para compreender o fenómeno e saber agir em consequência. Há perguntas que podem impulsionar essas análises. Por exemplo, estas:

que políticas desde a independência conduziram às gravosas condições económicas e sociais que atingem a grande maioria da população urbana, dando origem a múltiplos esquemas de sobrevivência que, por vezes, chegam a práticas de marginalidade?

como é que as práticas repressivas de grande violência do regime implantado com a independência foram interiorizadas pela população e pelas forças policiais e se manifestam hoje na vida corrente?

como é que a longa guerra civil fez perder o respeito pela vida humana e banalizou a morte violenta?

como é que a criminalidade tomou tão grandes proporções, a ponto de  condicionar a vida das populações e as actividades urbanas?

o que é que o Estado conhece sobre os grupos criminosos: sua composição, sua extensão, seus apoios, suas motivações, seus modos  operacionais?

qual é a capacidade das forças policiais para conter a criminalidadeentendendo-se por capacidade: a sua formação cívica e profissional, a  preservação de tentações de cumplicidade com meios e práticas delinquentesa sua proximidade às populações, a noção de que representam um Estado de direito e não são um instrumento de repressão indiscriminada?

que políticas sociais estão projectadas e ou em curso para uma mudança do actual paradigma urbano?

que estudos sociológicos foram feitos sobre a intensa migração rural paraas cidades, a sua adaptação a um espaço de cada vez mais escassas

estruturas; sobre as condições de existência e os esquemas de sobrevivência das populações nas cidades que em poucos anos decuplicaram em número?

No combate à criminalidade, o Estado tem um papel fulcral: realização de eficientes políticas económicas e sociais; adequada actuação policial de prevenção e de combate ao crime; um constante diálogo com a sociedade civil. Mas a criminalidade também convoca os cidadãos para várias acções: participarem em iniciativas sociais nos bairros; produzirem conhecimento sobre as condições de existência e modos de vida das populações e possíveis soluções para problemas detectados (neste caso, estou a pensar em activistas sociais, jornalistas, académicos).

Esta é a minha maneira de ver. Haverá muitas outras, o que é bom, pois os caminhos encontram-se trocando opiniões, debatendo ideias.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading