CronistasNotícias

…A verdade liberta…

Depois de todo o debate que surgiu e bem, em torno da proposta de lei das chefias militares e após ter dado uma opinião (Pelos frutos, pois, os conhecereis…), sem que tivesse acesso ao texto oficial do projecto, partilho a análise à versão oficial do texto do projecto (que circulou nas redes sociais e não sei se foi aprovada nestes termos) esta opinião é complemento do primeiro texto que partilhei:

1. DO PRESSUPOSTO DA LEI (PREÂMBULO): ao depararmo-nos com o documento a primeira coisa que sobressai no preâmbulo é a necessidade de se “assegurar a estabilidade institucional dos órgãos de Defesa e Segurança” através da “adequação legal do instituto do mandato das chefias militares” entretanto o termo correcto seria a UNIFORMIZAÇÃO E/OU REGULARIZAÇÃO, pois que a única “novidade” introduzida (mandato de 4 anos prorrogáveis) já consta do artigo 33.º, da Lei n.º 2/93, de 26 de Março, Lei da Defesa Nacional e das Forças de Segurança que consagra: «O Chefe de Estado Maior das Forças Armadas e os Chefes de Estado-maior dos Ramos são nomeados por um período de 4 anos prorrogáveis pelo mesmo período, sem prejuízo da faculdade de exoneração por limite de idade, incapacidade física permanente ou comprovada violação das Leis e Regulamentos Militares».

2. DA NATUREZA ANÁLOGA DAS CHEFIAS: O referido Projecto de Lei, opinião minha, introduz confusão ao querer fazer equiparar os Directores Nacionais do SINSE, SIE e do SIM às Chefias militares, não obstante fazerem parte do Conselho de Segurança Nacional (artigo 25.º e 26.º do Decreto Legislativo Presidencial (DLP) n.º 5/12, de 15 de Outubro), penso que o faz erradamente, pois que uma estabilidade institucional seria aproximar os Directores Nacionais da Comunidade de Inteligência (artigo 10.º, da Lei n.º 12/02, de 16 de Agosto) aos Departamentos Ministeriais, já que são equiparados à Secretários de Estado e/ou Vice Ministros, i. e, equipará-los ao regime do acontece como Inspector Geral da Administração do Estado e não às Chefias militares como o Projecto de lei deixa implícito e, se necessário fosse, submetê-los a dupla dependência Presidente da República e Assembleia Nacional;

3. O traço distintivo que se tentou ocultar, como deixei expresso no meu primeiro artigo, é o de contrariamente às chefias militares e policiais, subordinadas ao Comandante em Chefe das Forças Armadas, os órgãos da Comunidade de Segurança (artigo 25.º e 26.º do DLP n.º 5/12, de 15 de Outubro) são órgãos Auxiliares Específicos do Presidente da República e têm a categoria de Secretário de Estado (SINSE e SIE) nos termos dos artigos 49.º e 50.º e de “Vice – Ministro” o do SIM, artigo 51.º todos do DLP n.º 5/12, logo em relação a estes seria razoável que o seu mandato fosse regulado nos precisos termos dos demais responsáveis pelos Departamentos Ministeriais, com limitações especificas quanto à Comunidade de Inteligência de não excederem 10 anos, de resto como sucede com cada titular do Poder Executivo. O que não percebo é por que razão os Membros da Comunidade não podem ter a categoria de Ministros, como acontece com os Chefes das Casas Civil e Militar do Presidente da República? E mais, como está o projecto desenhado, por si só introduzir confusão, numa quase tentativa de advertir que quem aí deve chegar (SINSE e SIM) tem de necessariamente ter sido Militar/Polícia, o que não corresponde à verdade.

4. DA ARQUITECTURA DOS MANDATOS: O artigo 1.º do Projecto de lei estabelece «um mandato de quatro anos, prorrogáveis por igual período», ora é uma redacção que traz mais instabilidade do que estabilidade, pois ao dizer “PRORROGAVEIS” e não introduzir “UMA ÚNICA VEZ” dá lugar a que se interprete no sentido da inexistência de limite à prorrogação ou seja, que podem ser prorrogáveis tantas vezes quantas achar conveniente, não pode ser este o sentido, antes, se deve entender que o plural “PRORROGÁVEIS” foi utilizado para tratar a totalidade dos mandatos das chefias objecto da lei e que individualmente considerado ela deve ocorrer uma única vez, melhor dito, a redacção deve ser entendida como PRORROGÁVEL UMA VEZ. Por que o limite de mandatos é pois consequência do princípio republicano e preside a todo o exercício de cargos políticos à excepção das funções vitalícias que têm como limite a idade.

5. O n.º 2, do respectivo projecto de lei, que peca pela “aborrecida” e excessiva repetição das entidades, pois bastaria utilizar a expressão “a nomeação para/dos cargos indicados no n.º 1…”, dizia o n.º 2, do artigo 1.º diz que para a sua nomeação “devem ser cumpridos todos requisitos e formalidades legais previstas” ora, uma lei que visa trazer estabilidade, não devia desde logo dizer que formalidades e requisitos legais se tratam? Pois que,
i. Nos termos da Lei n.º 2/93, de 26 de Maio, no seu artigo 9.º sob a epígrafe “PRESIDENTE DA REPÚBLICA”, pode ler-se na alínea b), do n.º 2: “nomear e exonerar o Chefe de Estado Maior General Das Forças Armadas e seus Adjuntos, quando existam, bem como os Chefes do Estado-maior dos Ramos”. Esta norma, em particular e a lei no geral, não estabelece nenhuma formalidade para o efeito. A única formalidade, se assim se pode denominar, vem expressa na alínea c), do n.º 2, do mesmo artigo “nomear e exonerar os Oficiais Generais das FAA, ouvido o Conselho de Defesa Nacional”.
ii. O Decreto n.º 20/93, de 11 de Junho, Estatuto Orgânico da Policia Nacional, no seu artigo 13.º, com a redacção introduzida pelo Decreto n.º 10/95, de 28 de Abril, estabelece: “O Comandante Geral é nomeado pelo Presidente da República, ouvido o Conselho de defesa” e “os Segundos Comandantes são nomeados, sob proposta do Comandante Geral (…) ”. Não há requisitos, nem formalidades outras, nem duração do mandato.
iii. O Decreto – Lei n.º 1/08, de 06 de Junho (segundo percebi sofreu derrogações e alterações no ano 2016, cuja versão e diário não localizei…), Estatuto Orgânico do SINSE, atribui apenas de forma implícita, o poder de nomeação ao “Chefe do Governo” sem indicar formalidade e requisitos.
iiii. O Decreto – Lei n.º 13/02, de 06 de Dezembro, Estatuto Orgânico dos Serviços de Inteligência Externa – SIE, no artigo 16.º, sob epigrafe “DEPENDÊNCIA” consagra: “O serviço de Inteligência Externa está da dependência hierárquica e directa do Presidente da República, a quem compete…alínea f) A nomeação em comissão de serviço (…) os quadros superiores da hierarquia do Serviço de Inteligência Externa”. Não consagra nenhuma outra formalidade, nem requisitos.

6. Das disposições e dos diplomas analisados fica claro que a única formalidade que existe é de “ouvir o Conselho de Defesa” para a nomeação dos oficiais generais e – não inclui o Chefe de Estado-maior das FAA, seus adjuntos e os Chefes de Estado-maior dos Ramos – para o Comandante Geral da Policia e nada mais. Pergunto-me: um projecto de lei que se propõe dar estabilidade institucional não deveria indicar, desde logo as formalidades e requisitos legais para a nomeação? Ou a única preocupação foi de criar requisitos apertados para a cessação de mandatos (vide artigo 2.º do projecto)? E mais como foi possível que o legislador (formal e material) “desenhasse” leis sem limites de mandatos, sem formalidades de nomeação, sem causas objectivas e subjectivas de cessação de mandatos? Numa óbvia situação de instabilidade institucional (como bem reconhece o preâmbulo do Projecto)? Será que se esquecera o legislador de outrora (que é o mesmo de hoje) que o Estado era democrático e que estas instituições e os respectivos órgãos precisassem de certeza e segurança jurídicas quanto aos critérios, requisitos e formalidades? Ou foi uma técnica de os tornar “submissos” duvidando das suas competências e capacidades, uns, e outros a perpetuarem-se nos “postos” convencendo-se de que eram os únicos com habilidades extraordinárias ao ponto de se “eternizarem” nos “postos” enterrando o sonho de colegas que, numa normal concorrência e aspiração na carreira sonhavam chegar ao mais alto cargo na instituição? Sem comentários…os “acólitos da instabilidade”, num ápice, “transformaram-se em sacristãos” e guardiãs da estabilidade institucional…

7. O n.º 4, do artigo 1.º, do Projecto de Lei, representa o perigo fulcral que a primeira versão do diploma trazia e com a redacção que sobreviveu cheira a um “pacto omissão” de fintar a boa vontade das pessoas, entretanto também ela acrescenta pouco ou quase nada à pretensa estabilidade e configura um presente envenenado para o “próximo inquilino da Cidade Alta” pois que Diploma legal nenhum coloca nas mãos do seu executor a possibilidade a possibilidade de fixar o período em que o prazo começa a correr e mais este n.º 4, do artigo é por si só inconstitucional e, se por ventura passasse este crivo é ilegal e por fim é um atentado às características da norma jurídica que qualquer estudante do 1º ano de Faculdade de Direito, porque ela não é nem geral, nem abstracta foram feitas para os actuais Titulares destes postos e no limite era sempre isto que se queria proteger ou seja para assegurar que os ACTUAIS COMANDANTE GERAL DA POLICIA, O ACTUAL DIRECTOR DO SIE, DIRECTOR DO SIM E DIRECTO DO SINSE SE MANTENHAM, o que não faz sentido nenhum, pois pelo menos os três primeiros já la estão, se a memoria não se atraiçoa, a tempo igual ou superior a 8 anos, o que em tese e a luz deste projecto de lei das Chefias Militares não lá não podem ficar e, o “arquitecto” deste projecto de lei sabendo disto, fez uma fuga para frente e colocou nas mãos do futuro inquilino esta decisão, vai-se lá saber porque, mas não foi para facilitar a tarefa do vizinho do paço Episcopal de Luanda! Ao menos devia o “proponente” considera-la como uma disposição transitória…o que não se pode dizer, fazer ou permitir é considerar que quem exerce estas funções há mais de 4 ou 8 anos, merece uma “AMNISTIA PRAZAL” e comece do zero, pois GENTE COMPETENTE nas respectivas instituições é que não faltam…

8. O Artigo 2.º “CAUSA DE CESSAÇÃO DE MANDATO” apenas merece que lhe seja dito o seguinte: então o decurso do tempo não faz cessar mandato? Findo o primeiro mandato a entidade competente pode não renová-lo; A Constituição, a Lei de Defesa e das Forças Armadas conferem ao Comandante em Chefe a faculdade de exonerar e pode faze-lo quando entender que sim, obviamente, não sem fundamentar a decisão mas pode fazê-lo e ponto, logo é inconstitucional. Do mesmo modo, o Presidente da República ou o Titular do Poder executivo, nos termos da Constituição pode exonerar os Directores da Comunidade de Inteligência por razões estratégicas e/ou subjectivas e de cumprimento de metas. A alínea d) seria uma excelente oportunidade para se CRIAR ESTABILIDADE e mais uma vez passou ao lado, trazendo confusão, pois que ao estabelecer o limite de idade como uma causa de cessação de mandato, a questão é: qual é o limite de idade para se cessar funções nas FAA? Na Policia nacional? No SIM? No SIE? No SINSE? Ora se usarmos a fórmula do regime geral da reforma: 60 anos ou 420 meses de de contribuição para segurança social (artigo 3.º, do Decreto n.º 40/08, de 02 de Julho) ou se fizermos recurso ao Decreto – Lei n.º 16/94, de 10 de Agosto, que regula o Sistema de Protecção Social das FAA, onde se pode ler no artigo 23.º: “transita para a situação de reforma o militar que: alínea a) atinja 55 anos de idade; alínea b) requeira (…) depois de completados 30 anos de serviço” e/ou o Decreto – Lei n.º 4/08, de 25 de Setembro, que regula o Sistema de Protecção Social do Ministério do Interior que estabelece no artigo 22.º “transita para a situação de reforma o pessoal que: alínea a) atinja 55 anos de idade; alínea b) requeira (…) depois de completados 30 anos de serviço”, então o tiro sai pela culatra, pois que, dos que estão em exercício de funções nestas entidades ninguém “sobrevive” ao projecto de lei. Coisa para dizer: o inquilino do “Palácio da Cidade Alta” terá aqui uma soberba oportunidade para pela via da alínea d), do n.º 1, do artigo 2.º de substituir todos ou quase todos e dos diplomas mencionados operar de facto alterações com base na lei que lhe parecia atar as mãos ou simplesmente requer a fiscalização da constitucionalidade da mesma.
Depois desta análise ao Projecto de Lei das Chefias militares, só lhe consigo reconhecer um mérito a de ter generalizado para todas estas entidades um mandato claro de quatro anos renovável por mais um, entretanto, fica claro também que este mérito traz em si um demérito que foi o de equiparar e submeter os Directores da Comunidade de Inteligência (SIE, SINSE e SIM) ao mesmo regime de mandatos e prazos que as FAA e PN, quando como Órgãos Específicos de Apoio ao Presidente da República (SIM, SIE) e ao Titular do Poder Executivo (SINSE) poderiam em boa verdade estar submetidos ao regime dos titulares dos Departamentos Ministeriais, entretanto à excepção do que fica dito, este projecto de lei contém normas inconstitucionais quer pelo texto, quer pela interpretação que se pretender dar e outras tantas que são de facto uma negação de noções básicas de Introdução ao Estudo de Direito no que as características da norma jurídica diz respeito, por isso, advirto-vos “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8, 32.).

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading