Cronistas

Acordos para penetrar na História

Tenho estado e continuarei nos próximos dias em trabalho de pesquisa no Arquivo Histórico Ultramarino, de Lisboa, a fim de transformar o meu livro “A Economia ao longo da História de Angola” em “História Económica de Angola”. Fontes indispensáveis encontra-se no AHU e tenho tido todas as facilidades de acesso.. Para o meu objetivo, o trabalho manuscrito  mais antigo data de 1602, embora as referências a serem usadas no futuro texto sejam mais antigas, anteriores até á chegada de Diogo Cão ao Soyo.

Os documentos do século XVII são muito difíceis de decifrar, não só porque o português daquela época era muito diferente do atual, como a caligrafia usada, quase artística, dificulta a leitura. Situação muito diferente no século XVIII.

Seja como for,  é uma observação passo a passo da evolução colonial, ao mesmo tempo que tento descortinar as reações das sociedades africanas atingidas. Todos os dias saio do AHU imaginando como seria a minúscula Luanda de então e quais as tensões geradas nela  e em torno dela. Conheço bem a nossa História mas, durante este trabalho, já tive algumas surpresas.

Por hoje o que quero sublinhar é o manancial de fontes, não apenas sobre Angola mas de todos os países que estiveram inseridos no antigo império português.  Aqui somos nós que fazemos descobertas sobre nós próprios e é urgente chegar a acordos para intercambiar e copiar documentos. Por minha parte já fiz algumas cópias, mas estou a nível das dezenas num âmbito que abrange muitos milhares.

Esta é uma tarefa cultural de grande alcance e talvez a CPLP possa ter nisto um papel.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading