Comunidades

Açores: Farol da Ferraria preserva história do nacionalismo angolano

O que liga um farol com 117 anos de existência ao nosso país? O que liga o Farol da Ferraria, na ilha de São Miguel, Açores ao nosso país, Angola ? Uma figura, um nacionalista, um líder religioso, um angolano. Seu nome ? Simão Gonçalves Toco.

Tendo sido deportado (com a família), pelas autoridades coloniais portuguesas para o Farol da Ferraria no ano de 1963, o nacionalista e líder religioso, Simão Toco, exerceu durante 11 anos ( 1963-1974), as funções de ajudante de faroleiro na Ferraria, facto este, que acabou por colocar a pequena localidade de Ginetes e o já centenário Farol da Ferraria na rota do nacionalismo angolano.

No passado dia 26 de janeiro, o Farol da Ferraria recebeu a visita oficial do Cônsul-Geral de Angola em Lisboa, Narciso do Espírito Santo Júnior, que se tornou na primeira e mais alta entidade diplomática angolana a efectuar uma visita oficial ao farol , aproveitando para abordar com as autoridades marítimas, municipais e regionais aspectos sobre a dimensão cultural, histórica e religiosa de Simão Gonçalves Toco.

Para Paulo Teves, Director Regional das Comunidades, “é um registo extremamente importante e porque aos poucos vamos descobrindo factos da história dos nossos povos, e estas viagens que vocês fazem têm este propósito. Não apenas a relação institucional existente entre Portugal e Angola, mas a relação história e afectivas e depois semelhanças em muitos locais desta presença angolana nos Açores e presença açoriana em Angola “.

Para o jornalista, autor, investigador e director do gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Andrade, trata-se de uma informação relevante e que merecerá das autoridades municipais um estudo aprofundado.

” Certamente que a passagem pelo Farol da Ferraria de uma figura que tem para Angola, a dimensão histórica e cultural de Simão Toco, deverá merecer da nossa parte um estudo aprofundado e o merecido reconhecimento. Estamos surpreendidos e honrados com este importante detalhe da história de Angola que passa aqui pelos Açores, através de Simão Toco”.

Mário Riscado é faroleiro chefe e responsável pelo Farol da Ferraria, foi o anfitrião na recepção ao Cônsul-Geral de Angola em Lisboa. Partilhou com os visitantes informações sobre o Farol da Ferraria, bem como documentos que atestam a passagem de Simão Toco pelo farol, através dos livros de registo da actividade diária de 1963-1974, bem como fotografias.

” Obviamente que são presenças que honram a nossa instituição. Primeiro, esta visita que Dr. Narciso do Espírito Santo efectua as nossas instalações na qualidade de Cônsul -Geral de Angola em Lisboa. Segundo pela actividade que durante mais de uma década, um nacionalista e líder religioso angolano, Simão Toco, exerceu no Farol da Ferraria. É uma grande responsabilidade, é uma honra, saber que uma parte interessante e importante da história do nacionalismo angolano também passa por aqui , tem registos no nosso farol . Trata-se de algo que devemos preservar, promover e divulgar em estreita sintonia com as autoridades angolanas “, disse Mário Riscado.

Igreja Tocoísta elogia iniciativa das autoridades açorianas

Quem também acompanhou a visita foi Simão Vemba, representante da Igreja Tocoísta em Portugal, para ele

” Esta iniciativa das autoridades açorianas é um grande sinal do reconhecimento da luta pela independência do nosso país e afirmação da identidade do nosso povo . O Profeta Simão Toco colocou esta pequena localidade açoriana na rota do nacionalismo angolano. Temos conhecimento que nos próximos dias a ministra da Cultura, Dra. Carolina Cerqueira visitará Lisboa, pelo que gostaria de ter a oportunidade para com ela abordar estas iniciativas das autoridades açorianas e contar com o apoio do Estado angolano na promoção e divulgação da passagem de Simão Toco pelos Açores”.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading