DestaquesEconomia

Aeroporto 4 de Fevereiro: A partir de 1 de Dezembro passa a ser obrigatório preencher Declaração Aduaneira para Passageiros e Viajantes

Esta medida faz parte de um programa desenvolvido para a adopção de boas práticas de controlo do fluxo financeiro e de bens negociáveis em todas as fronteiras angolanas, em Fevereiro de 2020.

A entrada em vigor desta declaração foi anunciada esta semana, em Luanda, pelo director de Serviços Aduaneiros da Administração Geral Tributária (AGT), Santos Mussuamo, que apresentou o documento como um mecanismo de combate ao branqueamento de capitais e do financiamento ao terrorismo.

“Não se trata de um documento de emigração e nem de visto de entrada e saída do país. É apenas um formulário que permite à AGT saber as variedades de mercadorias, bens e serviços que os passageiros pretendem levar para o país de origem”, explicou, citado pelo Jornal de Angola.

Santos Mussamo esclareceu que o preenchimento do formulário “não impede a entrada do passageiro no país”.

Em Janeiro do próximo ano, este procedimento é programa alargado às fronteiras marítimas e terrestres, com o formulário a ser disponibilizado em todos os pontos fronteiriços que dispõem de serviços migratórios e aduaneiros de entrada e saída de mercadorias, como os portos de Luanda e do Lobito, a fronteira do Luvo, na província do Zaire, e a fronteira de Santa Clara, no Cunene.

O formulário vem escrito em língua portuguesa, inglesa, francesa, e o viajante passa a ser obrigado ao seu preenchimento com os seus dados pessoais, o objectivo da viagem, o tipo de mercadoria e o dinheiro que transporta.

Fonte: Novo Jornal Online.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading