Destaques

Aeroporto de Lisboa: Detido cidadão angolano suspeito de tráfico de menores

Elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) , detiveram este domingo de manhã, no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, um cidadão angolano suspeito de tráfico de menores.

O suspeito tinha acabado de aterrar num voo proveniente de Luanda, acompanhado por duas mulheres e três bebés e garantia que estava em trânsito para Cabo Verde, o que deixou os inspectores do SEF em alerta.

Uma análise aos documentos levantou ainda mais suspeitas e acabou detido. O cidadão angolano será um “facilitador” de uma rede internacional de tráfico de seres humanos que opera em Angola, trazendo menores para Europa para obtenção de subsídios, segundo o próprio SEF.

As duas mulheres e os três bebés foram acolhidos no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa e pediram ajuda ao Estado português, efectuando logo um pedido de asilo.

O homem detido está indiciado por falsificação de documentos, auxílio à imigração ilegal e associação ao auxílio à imigração ilegal. Será hoje presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial.

Em 2018, o SEF registou 26 processos-crime com este tipo de criminalidade, sendo a maior parte deles com origem em Angola. Foram sinalizadas 59 vítimas de tráfico de seres humanos, das quais 19 eram menores.

“Preocupante em todo esse processo é o silêncio das autoridades angolanas. Não há um pronunciamento do MIREX, do Ministério do Interior ou mesmo o da Justiça. As próprias autoridades portuguesas reclamam da inércia e da falta de cooperação das autoridades angolanas num assunto bastante delicado . Todas as semanas são retiradas crianças de Angola, por estas redes que se movimentam com certa impunidade em território nacional”, afirmou a Vivências Press News, um antigo funcionário do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).

Fonte: CM .

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading