DestaquesMundo

África e Estados Unidos acusam China de discriminar africanos

As autoridades africanas estão a confrontar publicamente a China por alegados maus-tratos a cidadãos africanos em Cantão. Os Estados Unidos dizem também terem sido alvo pessoas afro-americanas.

De acordo com a Associated Press (AP), houve relatos de africanos que afirmam ter sido afastados e discriminados num centro comercial devido ao medo do novo coronavírus.

A AP refere também a um alerta de segurança da embaixada dos EUA na China, emitido hoje, que dá nota de que “a polícia ordenou que bares e restaurantes não atendessem clientes que pareçam ser de origem africana” e que as autoridades locais determinaram a realização de testes obrigatórios e autoquarentena para “qualquer pessoa com contactos africanos”.

A embaixada denunciava ainda que algumas empresas e hotéis se recusam a fazer negócios com afro-americanos, em resposta ao aumento das infecções na cidade chinesa de Cantão (Guangzhou), a norte de Macau e Hong Kong.

A polícia e o departamento de saúde pública de Cantão disseram na terça-feira aos jornalistas que as autoridades haviam respondido aos rumores, já desmentidos, de que “300.000 negros” naquela cidade do Sul da China “estavam a desencadear uma segunda epidemia”, o que “causou pânico”.

Diplomatas africanos reuniram-se com responsáveis pelo Ministério das Relações Exteriores da China para expressar “preocupação e condenação das experiências perturbadoras e humilhantes” às quais os seus “cidadãos foram submetidos”, revelou a embaixada da Serra Leoa em Pequim, num comunicado difundido na última sexta-feira.

Pelo menos 14 cidadãos de Serra Leoa foram colocados em quarentena obrigatória por 14 dias, segundo o comunicado.

A situação motivou já críticas do presidente da Câmara dos Deputados da Nigéria, Femi Gbajabiamila, através do Twitter, e a intervenção do ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Geoffrey Onyeama, que disse ter convocado o embaixador chinês para expressar “extrema preocupação” e pedir uma resposta imediata do Governo de Pequim.

O Quénia também já se manifestou através de uma declaração do Ministério das Relações Exteriores e da sua embaixada em Pequim.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse na passada quinta-feira aos jornalistas que a prioridade na China é impedir “importações [do vírus] do exterior” e reconheceu que “pode haver alguns mal-entendidos na implementação de medidas”.

Contudo, disse Zhao, a China “trata todos os estrangeiros igualmente”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, já provocou mais de 103 mil mortos e infectou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em África, há registo de 693 mortos num universo de mais de 12.973 casos em 52 países.

Na China, onde o surto começou no fim do ano, a doença provocou 3.339 mortos, em 81.953 casos de infecção.

Fonte: Interlusófona

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading