DestaquesEconomia

Africell vai investir milhões de dólares em Angola

Ian Paterson, director de investimentos da Africell, afirmou que a empresa pretende investir “centenas de milhões de dólares” em Angola, depois de ter vencido o concurso público para se tornar na quarta operadora de telecomunicações. As previsões indicam que o serviço possa começar a operar em meados de 2021.

“Estamos a prever fazer uma entrada muito relevante no mercado, vamos investir centenas de milhões de dólares em Angola. Estamos em discussões avançadas com vários dos nossos parceiros de financiamento para estruturá-lo adequadamente”, adiantou aos jornalistas o Chief Investment Officer (CIO) da Africell.

Criada no Líbano e dirigida a partir da capital britânica, a empresa angariou nos últimos cinco anos 370 milhões de dólares de entidades como a agência de investimento norte-americana US International Development Finance Corporation (USIDFC), antes denominada Overseas Private Investment Corporation (OPIC), os fundos Gemcorp e Helios Investment Partners e a International Financial Corporation, que faz integra o Banco Mundial.

O investimento planeado pela operadora pan-africana demonstra o potencial do mercado angolano, que explodiu durante os anos de crescimento económico, mas que está em decréscimo desde 2014, a par da queda do preço do petróleo.

De acordo com o Instituto Angolano das Comunicações (Inacom), em 2019 o número de subscritores de serviços de telemóvel recuperou pela primeira vez em cinco anos, aumentando 12% relativamente a 2018, para 14,8 milhões, tendo a taxa de penetração passado de 45% para 49%.

A Unitel domina o mercado, com cerca de 80%, à frente da Movicel, com cerca de 20%, enquanto a estatal Angola Telecom possui apenas uma posição residual.

“O mercado de telecomunicações [angolano] é muito atractivo porque há muito pouca concorrência verdadeira. A Unitel é um agente dominante no mercado e os clientes sofreram como resultado disso porque não receberam o melhor em termos de preço, valor e serviço que teriam se existisse uma concorrência verdadeira e o dinamismo que isso traz”, afirmou Paterson.

A relação custo-benefício será uma componente importante na estratégia da Africell no mercado angolano, pretendendo chegar a utilizadores que ainda não estejam a usar serviços premium com planos de preços e aparelhos mais sofisticados, mas com custo mais acessível.

“Planeamos introduzir planos de preços muito mais criativos e flexíveis. Vamos ter mais soluções de alta velocidade, mais serviços de valor acrescentado. Em particular, coisas como pagamentos móveis e conteúdos, que não foram bem integrados no produto principal de comunicação, vão fazer parte da nossa solução”

Contribuir para o desenvolvimento no País, permitindo que os angolanos usem o telemóvel de forma mais ampla para fins educacionais, comerciais ou médicos é o objectivo a alcançar

Por outro lado, a Africell prevê criar 6.000 postos de trabalho directos e indirectos nos próximos três a cinco anos, aproveitando ou formando recursos humanos locais, devendo o recrutamento começar em breve.

Em termos de cobertura, prevê-se que sejam utilizadas as infra-estruturas já existentes, usando os cabos de fibra óptica e as torres de telecomunicações da concorrência para evitar “investimento duplicado desnecessário”, mas essa questão depende do regulador.

“A nossa proposta é baseada no pressuposto que os regulamentos que o governo gastou um esforço considerável a elaborar de partilha de infraestruturas e partilha de recursos de forma mais ampla serão implementados e cumpridos”, disse Paterson.

A empresa espera concluir as negociações com o Governo angolano, que continuaram mesmo durante o confinamento, até ao fim de Setembro, começando a operar em meados do próximo ano.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading