Agnela Barros vai receber Ordem das Artes e Letras de França

Gearbest Alfawise V8S Max UV Sterilization + Disinfectant Disinfection Wet and Dry Robot Vacuum Cleaner promotion

O embaixador de França em Angola, Sylvain Itté, preside a cerimónia e faz a entrega da medalha, num acto que irá decorrer na sede da Alliance Française de Luanda, nesta quarta-feira, 24 de Abril, às 16h00.

Agnela Barros receberá o Grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras de França.

A Ordem das Artes e Letras (Ordre des Arts et des Lettres, em francês) é uma condecoração concedida pelo Ministério da Cultura da França, que visa recompensar “as pessoas que se distiguem pela sua criação no domínio artístico ou literário, ou pela sua contribuição ao desenvolvimento das artes e das letras na França e no Mundo”.

É uma das mais altas distinções para personalidades que contribuíram para a difusão da cultura francesa. A comenda já foi concedida a nomes como Clint Eastwood, Amália Rodrigues, Bob Dylan, Mariza, Barceló de Carvalho “Bonga” entre outros.

De acordo com uma nota de imprensa, a homenagem inclui um momento cultural. A distinção está vinculada ao seu envolvimento em prol da valorização das culturas africanas, no domínio da pesquisa no teatro e na dança, e pela promoção de actividades bilíngues.

Agnela Barros Wilper distingue-se, também, pelo empenho no desenvolvimento das artes em Angola, em especial no teatro e na dança, com foco na francofonia africana.

Directora-Executiva da Revista Austral da TAAG, Agnela Barros Wilper é presidente da Alliance Française de Luanda desde 2009.

De nome completo, Agnela da Cruz Henriques de Barros Wilper licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas e fez o Curso de Mestrado em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Clássica).

Leccionou as disciplinas de Introdução aos Estudos Literários e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, no ISCED/Luanda e foi Directora-Geral do Instituto Nacional de Formação Artística do Ministério da Cultura.

Fonte: Jornal de Angola.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.