Cronistas

Água e Direitos Humanos

Há mais de 40 anos que as cidades angolanas vivem com escassez de água. É um drama diário. Há mais de 40 anos que a maioria das cidades africanas vivem com escassez de água. É um vasto drama cotidiano.
Ninguém ignora que sem água a vida é impossível e a NASA anda em busca de outro planeta com água a fim de confirmar possibilidades de vida fora da Terra. As missões científicas na Antártida justificam-se em larga medida porque naqueles gelos está cerca de 70% da água doce do planeta. Em economia, quando se começa pelo começo, dizemos que os países onde não se consegue entregar água a qualquer momento á população, não se vai conseguir mais nada.

Em 1992, antes das primeiras eleições democráticas, escrevi um texto no então “Correio da Semana” sobre o assunto e agora deu-me vontade de procurá-lo para ver se ainda está atual. Nesse trabalho até puxei para a linguagem de media uma expressão de rua, criada algum tempo antes – a de “cartar água”. Anos depois li um livro de história dos séculos XVI a XVII referindo os carregadores de água como uma importante profissão britânica daquelas épocas.

O meu artiguinho de 1992 acabou por ser o ponto de partida para a minha tese de doutoramento que tem o rio Cunene como um dos estudos de caso, dos dois lados da fronteira. Aprendi durante a pesquisa como do lado namibiano é feito um esforço gigantesco no sentido de garantir abastecimento de água, incluindo reciclagem, apesar do país ser um dos mais secos do mundo – há quem diga o mais seco.

Agora, como resultado de 2 anos de seca arrasadora, a Cidade do Cabo e outras da província sul-africana do Cabo Ocidental, estão com reservas hídricas para 3 meses. Ameaça enfrentada com uma grande determinação pelo City Council e sua presidente, Patricia De Lille. Determinação e agrupamento de competências, a ponto de nos fazer acreditar que vão ser bem sucedidos na normalização. Não há nenhum pânico na população. A senhora De Lille vem de longe; hoje está na Aliança Democrática (AD) mas militou no radical Congresso Pan-Africanista (PAC). Saiu deste e, antes de entrar na AD, fundou o movimento dos Democratas Independentes, nome idêntico ao do partido hoje governamental de São Tomé e Príncipe. Deixem-me inserir aqui um detalhe, mas não o vejam como exagero de patriotismo: a origem da designação “democratas independentes” é angolana; identificava uma área, informal e muito discreta, existente em Angola na dura década de 80, combatente pelos direitos humanos como base da paz.

Ter água é um direito humano.

É também uma condição básica para o desenvolvimento. Ao falar-se de diversificação económica, obrigatoriamente tem que criar-se uma soma de condições prévias, onde água é a primeira parcela – para consumo em si e como fonte energética.

Vinte e seis anos após as primeiras eleições, daqui a poucos meses Angola volta ás urnas e, perante este requisito vital, seria muito proveitoso que as várias candidaturas ou seus representantes fossem à Namíbia ou à África do Sul (Cabo sobretudo) para verem as respectivas experiências de combate constante e sem tréguas. Igual aos combates pelos direitos humanos, acreditem. Isto vale para o governo e para as oposições, de quem nunca ouvi nem li nada de sério e fundamentado sobre a matéria, para além de propagandas pontuais.

#vivenciaspress #vivenciaspressnews #vpnews

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading