Mundo

Alemanha homenageia autores do fracassado ataque a Hitler há 75 anos

A Operação Valquíria, um golpe que envolveu milhares de soldados e civis, é o mais famoso acto de resistência contra o regime de Adolf Hitler, aquando da Segunda Guerra Mundial.

Em 20 de Julho de 1944, o oficial aristocrático von Stauffenberg escondeu um explosivo na sua pasta numa reunião no quartel general nazi perto de Rastenburg, agora na Polónia .

A tentativa de assassínio falha e o golpe é evitado. Hitler sobrevive com ferimentos leves.

O coronel, que participou da campanha africana do marechal Rommel, onde perdeu um olho e uma mão, bem como três outros conspiradores são executados na mesma noite. Cinco mil pessoas foram presas e 200 foram executadas.

“Aqueles que actuaram em 20 de Julho são exemplos para nós”, elogiou recentemente a chanceler alemã, Angela Merkel.

A líder alemã defendeu que a data de 20 de Julho de 1944 deve ser recordada, “não só por aqueles que agiram (nesse dia), mas também por todos que se posicionaram contra o domínio nazi”.

“Hoje somos igualmente obrigados a opor-nos a todas as tendências que procuram destruir a democracia. Isso inclui o extremismo de direita”, reforçou a chanceler, citada pelos “media” internacionais, exortando ainda a sociedade civil a integrar acções que fortaleçam a democracia.

A chanceler alemã ainda acrescentou que “há momentos em que a desobediência é obrigatória”, lembrando ainda a importância de preservar na memória os envolvidos na “Operação Valquíria” para que “as lições da História não se desvaneçam”.

Nos últimos anos, a Alemanha tem testemunhado um aumento de ataques associados à extrema-direita, bem como um crescimento político de forças desta corrente.

Com uma agenda anti-imigração e nacionalista, o partido Alternativa para a Alemanha ( AfD, extrema-direita) é actualmente a terceira força política no Parlamento alemão.

Segundo dados governamentais recentes, existem cerca de 24 mil extremistas de direita na Alemanha, dos quais 13 mil estão identificados como potencialmente violentos.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading