ComunidadesDestaques

Álvaro Sobrinho “luta” nos tribunais portugueses para reaver 3 milhões de euros

É um dos casos mais rocambolescos da justiça portuguesa. Há cerca de nove anos, o Ministério Público (MP) e o Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) arrestaram pouco mais de 3 milhões de euros ao então banqueiro luso-angolano Álvaro Sobrinho, suspeito de usar um circuito financeiro internacional para concretizar (juntamente com muitos outros envolvidos) uma megaburla a Angola.


Depois, nos anos seguintes, aconteceu um caos de justificações que não ajudaram a perceber de quem era o dinheiro: Luanda disse por escrito que era do banqueiro, mas mais tarde Angola reclamou os milhões. Já o antigo líder do BES Angola insistiu sempre que os milhões eram dele, antes de mudar parcialmente de estratégia e concordar, em 2014, que os valores fossem devolvidos a Angola e que seria naquele país que iria lutar na justiça pela devolução do dinheiro.

No TCIC o acordo do banqueiro ficou registado por escrito e perante o então procurador Paulo Gonçalves. Só que a investigação do processo arrastou-se até 2018 quando o MP (depois de mudar várias vezes de procurador) decidiu arquivar todo o inquérito e assim ilibar Sobrinho e todos os outros arguidos.


Depois disto, como o dinheiro ainda não tinha sido devolvido ao Estado angolano e permanecia numa conta bancária arrestada, o ex-banqueiro veio exigir a devolução. Confuso? Pois é.


Agora, MP e Sobrinho lutam no Tribunal da Relação de Lisboa para ver quem fica com os 3 milhões: o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e o juiz de instrução Carlos Alexandre querem devolver tudo a Angola, Sobrinho diz que o arquivamento do processo em Portugal mudou o que já tinha decidido e agora quer o dinheiro de volta. Aguardam-se os próximos capítulos.

Fonte: Sábado

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading