ComunidadesDestaques

Americanos e chineses “entalam” João Lourenço

Dois anos depois de ter deixado de oferecer o petróleo como “seguro” para o investimento estrangeiro em Angola, João Lourenço divide-se entre Washington e Pequim para, a todo o custo, tentar aliviar a pressão.

Sem acesso às divisas e com as relações entre os bancos correspondentes estrangeiros e a banca local congeladas, Angola continua a viver momentos de grande asfixia financeira. Atentos à tensão social que, nos últimos tempos, tem vindo a subir de tom devido ao agravamento dos preços dos produtos importados, os bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), reunidos na quarta-feira de urgência, dizem que “as expectativas tendem agora a esvair-se”.

A apreensão é tanto maior depois de alguns números avançados esta semana por João Lourenço, na mensagem à nação, estarem a ser contestados pela opinião pública.

“Quem forneceu dados falsos ao Presidente deve ser imediatamente exonerado!”, disse ao Expresso o escritor e ex-deputado do MPLA Jacques dos Santos. E o economista Yuri Quixina não poderia ter sido mais assertivo: “Se a equipa económica foi constituída para reformar a economia e não o consegue, então é a economia que deve reformar a equipa económica”.

João Lourenço enfrenta sérias dificuldades para suster os efeitos da crise. Apesar de ter garantido a recuperação de 313 milhões de dólares, 9 milhões de euros e 52 imóveis, uma fonte do Ministério da Economia confidenciou ao Expresso que , “ para a dimensão da fuga de capitais registada no país, estes números pouco ou nada representam”. E, quanto a investimentos privados, estimados em 1.650 milhões de dólares, a mesma fonte advertiu que “ tudo isso, por enquanto não passa de meras intenções”.

No passado vieram da China enormes quantidades de dinheiro, mas agora os fundos chegam a um ritmo bastante menor. Aliás, Pequim e Moscovo, antigos aliados de José Eduardo dos Santos, não veem com bons olhos a proximidade entre Luanda e Washington. Os chineses refrearam mesmo os seus investimentos em Angola e a partir do próximo ano, segundo fonte do Ministério das Finanças, vão começar a cobrar o desembolso de novas prestações de uma dívida que as ascende a 20 mil milhões de dólares.

E os EUA, para injectarem capitais no mercado angolano, continuam a impor condições.

“ O Presidente parece dividido entre ceder às pressões americanas sem garantias de receber nada em troca e aceitar as facilidades de investimento chinês sem impor as exigências americanas”, advertiu o sociólogo Baptista Kameia.

Pressionado por Washington, João Lourenço decidiu fazer uma guerra aberta contra a corrupção e o branqueamento de capitais. “Vai liberalizar o processo de entrada e saída de divisas através da flexibilidade da Conta Capital e aprovar uma lei que afasta os PEP (Pessoas Politicamente Expostas) da estrutura accionista dos bancos comerciais”, revelou ao Expresso fonte do Banco Nacional de Angola ( BNA). Investida de maior autonomia e de novos poderes, à Procuradoria-Geral , ao desencadear vários processos -crime, está, em simultâneo, a colocar no banco dos réus altas figuras do regime, acusadas de estarem envolvidas em alegados casos de peculato e de branqueamento de capitais.

O dinheiro de Pequim e a pressão de Washington estão a dividir as opções financeiras do poder em Angola . Moscovo assiste com preocupação ao ascendente político e financeiro dos EUA sobre a governação de João Lourenço.

Empenhado em devolver confiança ao mercado, João Lourenço afastou ainda do projecto de construção da futura refinaria de Cabinda o ex-presidente da Comissão Executiva de Luanda, José Tavares.

Para alavancar o empreendimento, este intermediário aliara-se ao mercador de armas russo-israelita Arcadi Gaidamaki, mas, segundo fonte da Sonangol, rapidamente se chegou à conclusão de que “se estava perante uma verdadeira fraude que ameaçava pôr em causa uma das promessas eleitorais do Presidente”.

Decidido a manter o pé no acelerador na luta contra a corrupção, João Lourenço deu igualmente luz verde à instauração de um inquérito à antiga liderança do Ministério do Emprego e da Segurança Social (liderada por Pitra Neto), estando as suas contas a serem passadas “a pente fino” por técnicos da Inspecção-Geral do Estado.

O cerco estende-se também a antigos gestores da Sonair (uma subsidiária da Sonangol), que foram subscritores de contratos lesivos dos interesses públicos com a participação de funcionários da TAP.

Depois da abertura de um processo em Portugal, os gestores da Sonair em causa, inquiridos também em Angola, “estão agora obrigados a devolver somas em dinheiro estimadas em mais de 40 milhões de dólares de bens imóveis apreendidos naquele país”, revelou ao Expresso fonte da PGR.

Fonte: Expresso.

One Comment

  1. Tanta azáfama governativa por causa do caso sonair quando a outros casos muito mais relevantes como o de Rui Campos ex presidente do Libolo ( equipa-se futebol) Actual PCA do banco Keve e ex PCA da Global Seguros e as autoridades nem para isso olham alguém está a ser pago para ficar tudo no silêncio e esse desviou e desvia milhões para o exterior

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading