DestaquesEconomia

Angola adia introdução do IVA para Julho de 2019

O Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) entra em vigor em Julho do próximo ano em Angola e não em Janeiro como estava inicialmente previsto, devido à legislação ainda em preparação, anunciou nesta quarta-feira, 3 de Outubro, em Luanda, o coordenador do Grupo Técnico para a Implementação do Imposto.

A introdução do imposto que recai sobre os produtos e serviços é uma medida há muito reclamada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que está a apoiar tecnicamente o processo, junto do Governo.

Adilson Sequeira falava à imprensa à margem de um encontro entre os responsáveis da Administração Geral Tributária (AGT) e produtores de Sistemas de “Software” de Facturação e Contabilidade, bem como os responsáveis das empresas tipográficas que imprimem facturas .

Até responsável da AGT explicou que vários diplomas estão a ser discutidos por um grupo técnico do Conselho de Ministro para serem enviados à Assembleia Nacional, apontando que, nessas condições estão os regimes jurídicos das Facturas das Facturas e da Submissão Electrónica.

“Estes diplomas vão ajudar a reduzir a fuga ao fisco e à fraude fiscal, devido ao trabalho de fiscalização que a AGT vai fazer ao cruzar as informações, o que implica que, quando alguma empresa vender algo sem declarar, se quem comprar declara, os sistemas vão registar os movimentos efectuados e, de imediato, descobrir-se à toda a verdade”, explicou Adilson Sequeira.

O encontro serviu para a AGT esclarecer os participantes sobre os procedimentos a adoptar depois da aprovação dos dois diplomas, que passam por aprovação por parte das autoridades competentes por terem sido alterados, com a introdução de elementos que visam adaptá-los à nova realidade.

Em Março, no fim de uma missão de avaliação do desempenho económico, o director de Departamento Angola do FMI, Ricardo Velloso, defendeu, na sequência de contactos com o Governo angolano, que o imposto fosse aplicado de forma progressiva a partir de 01 de Janeiro de 2019, começando nas grandes empresas e sendo depois alargada a base tributária.

“Eu acho que o plano actual é de que ele seja aplicado primeiro aos grandes contribuintes, que estão mais preparados para este tipo de imposto, e ao longo dos próximos anos que a base seja ampliada. Acho que esta é uma maneira interessante de, por um lado, implementá-lo o mais rápido possível, mas por outro lado implementá-lo de uma maneira flexível”, declarou, citado pelo Jornal de Angola.

Fonte: Jornal Económico

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading