DestaquesPolítica

Angola anuncia privatização de empresa pública sem salários há 56 meses

A Empresa Nacional de Pontes de Angola (ENPA), que há 56 meses não paga salários, “vai ser privatizada”, anunciou hoje o ministro da Construção e Obras Públicas angolano, garantindo que decorrem trabalhos para relançar a laboração e pagar os atrasados.

A ENPA está enquadrada nas empresas que vão ser privatizadas. Está a desenrolar-se processo de negociação com empresas interessadas e este será o futuro da empresa de pontes”, disse Manuel Tavares de Almeida, em declarações aos jornalistas.

Falando no final de um seminário sobre as “Principais Irregularidades na Administração Pública e a Lei”, promovida pela Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE) de Angola, o governante referiu que a questão dos atrasados está igualmente a ser equacionada no quadro da privatização da empresa.

“Naturalmente que, sem atividade produtiva, não tem salários. Estamos a trabalhar no sentido de relançar a atividade dessa empresa com parcerias privadas”, garantiu, quando questionado pela Lusa.

O Governo angolano informou em maio que prevê privatizar 74 empresas públicas a médio prazo, sobretudo do setor industrial, processo que na fase anterior, entre 2013 e 2017, permitiu um encaixe financeiro para o Estado de quase 20 milhões de euros.

A situação da empresa estatal de pontes já motivou os trabalhadores, com o apoio da Central Geral de Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSILA), a programarem uma marcha de protesto, prevista inicialmente para sábado último, mas “abortada” pelo Governo de Luanda, tal como a Lusa reportou.

Ainda assim, assegurou na ocasião o secretário-geral da CGSILA, Francisco Jacinto, a central sindical vai remeter um outro documento ao Governo provincial a solicitar a realização da marcha, ameaçando que, se voltar a ser impedida, recorrerá ao tribunal.

“Os trabalhadores estão de facto a sentir-se prejudicados, estão em desacordo com as atitudes do próprio Governo, que é o dono da empresa. Os trabalhadores querem manifestar o seu repúdio e têm de deixá-los manifestar-se sem artimanhas”, defendeu.

Em outubro de 2017, Manuel Tavares de Almeida visitou às instalações da empresa de pontes e garantiu na altura “equacionar a questão dos salários em atraso”, mas, passados nove meses, “prevalece o clamor” dos cerca de 400 funcionários que dizem atravessar diariamente “múltiplas dificuldades”.

“Cinquenta e seis meses sem salários é muito tempo e isso até é desumano”, disse à Lusa na última semana o 1.º secretário da comissão sindical da empresa, Mateus Alberto Muanza.

A direção da empresa estatal angolana suspendeu, em maio último, 82 trabalhadores, mais de 70 em idade de reforma, e toda a comissão sindical, conforme denunciou na ocasião o sindicato.

Em declarações recentes à imprensa, o diretor-geral da empresa, José Henriques, confirmou a suspensão dos 82 trabalhadores, justificando a necessidade de rentabilizar a empresa, fruto de uma parceria com o consórcio formado por três empresas de Angola e da China.

“É um processo que tem o aval do Ministério da Construção e Obras Públicas e corre o seu curso normal”, explicou.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading