DestaquesEconomia

Angola aproxima-se das regras da Organização Mundial do Comércio

Angola ratificou em Genebra (Suíça), o compromisso relativo ao Acordo sobre a Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC), ferramenta que vai aproximar o país das regras definidas por aquela instituição, noticia hoje a imprensa angolana.

O compromisso tem como objetivo aumentar os fluxos globais de exportações, eliminar barreiras administrativas e procedimentos que dificultam as trocas comerciais a todos os níveis.

Segundo a edição de hoje do Jornal de Angola, que cita um comunicado do Ministério do Comércio angolano, o documento foi assinado pelo Presidente da República, João Lourenço, e levado a Genebra pelo diretor nacional do gabinete do Comércio Externo, Lukonde Luansi.

O acordo assinado vai beneficiar particularmente as Pequenas e Médias Empresas (PME), melhorar o nível de competitividade, promover os investimentos em geral e reduzir o tempo necessário para importar e exportar.

No quadro da OMC, a facilitação do comércio serve para simplificar e uniformizar os procedimentos comerciais e aduaneiros, bem como difundir informações relativas às importações e exportações de mercadorias.

Neste contexto, os membros da OMC clarificaram e reforçaram o Acordo Geral sobre as Tarifas Aduaneiras e o Comércio (GATT), aprovadas na 9.ª Conferência Ministerial da OMC, realizada em 2013, em Bali (Indonésia).

Segundo dados da OMC, o acordo tem a capacidade de fomentar o comércio internacional em mais de 950.000 milhões de dólares (780.000 milhões de euros) e criar 20 milhões de novos empregos.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading