DestaquesEconomia

Angola coloca em Londres dívida a 30 anos

O Estado angolano colocou 3 mil milhões de dólares de dívida. Uma das emissões é a 30 anos.

O Estado angolano colocou esta semana na Bolsa de Londres 3 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros ao câmbio atual) de dívida, repartidos por duas emissões com maturidades diferentes.

A novidade está na emissão de 1.250 milhões de obrigações a 30 anos, o que torna Angola no terceiro país africano, depois da África do Sul e da Nigéria. a colocar dívida com esta maturidade

Os títulos pagam uma taxa de 9,375 por cento.
A outra emissão envolve títulos a 10 anos, no valor de 1.750 milhões de dólares, com juros de 8,25 por cento.

A operação a 30 anos posiciona Angola “entre as economias mais prósperas e entre os 70 países do mundo capazes de fazer colocações com uma tal maturidade”, segundo uma fonte oficial do Ministério das Finanças citada pelo Jornal de Angola.

O país estará a beneficiar de fatores favoráveis que reduzem a perceção de risco: o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para a formatação de um programa de estabilização, a subida do preço do petróleo e a transição política em curso.

O Ministério das Finanças previa para 2018 uma colocação de dois mil milhões de dólares a dez anos e juros até 7 por cento. O ministério confia que as taxas a pagar tenderão a baixar à medida que os indicadores económicos evoluírem de modo favorável.

Quando se estreou, em 2015, no mercado da dívida com uma emissão 1.500 milhões de dólares, a taxa de juro inicial ficou acima dos 9 por cento, baixando depois no mercado secundário para a casa dos 7 por cento.

Fonte: Expresso

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading