Notícias

Angola: Delegação multidisciplinar da Junta Nacional de Saúde está em Lisboa

Uma delegação multidisciplinar da Junta Nacional de Saúde de Angola, está desde a manhã desta segunda-feira, 22, em Lisboa, para analisar questões específicas relacionadas com os doentes angolanos que se encontram em Portugal ao abrigo da junta médica .

A delegação é chefiada pelo director da Junta Nacional de Saúde, Dr. Augusto Manuel Gonçalves Lourenço, que durante a visita manterá encontros com membros das missões diplomáticas e consulares angolanas em Portugal, com a direcção da Comissão de Apoio aos Doentes Angolanos em Portugal (CADAP) e visitas às pensões Luanda e Alvalade, locais onde se encontram alojados os doentes angolanos em Portugal.

Estão em Portugal cerca de duas centenas de doentes angolanos ao abrigo de junta Médica e seus acompanhantes. Nos últimos anos, os doentes angolanos queixam-se da falta de condições ao nível de alojamento, alimentação, assistência médica e medicamentosa, transporte e apoio psicológico, atraso nas transferências dos subsídios e ajudas de custo. Apelam também a uma maior humanização e mudança de atitude por parte do Sector de Saúde da Embaixada de Angola.

Durante uma semana, a delegação multidisciplinar da Junta Nacional de Saúde terá como objectivos : avaliar a real situação dos doentes angolanos em Portugal, encontrar soluções pontuais para os problemas que afligem estes doentes.

Os dados mais recentes (2015/2016) apontam para um notável decréscimo no número de doentes evacuados para países como Portugal e África do Sul, graças a um programa do Ministério da Saúde que visa a reversão da actual situação das juntas médica . Só nos últimos cinco anos, Angola registou um recuo nos gastos com a junta médica, passando de 225 doentes em 2012 para 165 transferidos aos exterior em 2016.

O Acordo de Cooperação entre Angola e Portugal no domínio da Saúde foi celebrado em Luanda, no dia 26 de março de 1982. Neste acordo, as partes comprometeram-se a cooperar nas seguintes áreas : assistência médica, investigação científica, médica e farmacêutica, bem como formação de recursos humanos em saúde.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading