DestaquesEconomia

Angola devolveu quase 15 Milhões de dólares de apoio internacional que não utilizou

Angola devolveu ao Fundo Global cerca de 15 milhões de dólares (12,8 milhões de euros), o remanescente de 92 milhões de dólares (78,7 milhões de euros), financiados entre 2016 e 2018, para combater a malária, HIV/SIDA e tuberculose.

A informação foi avançada pelo secretário executivo da Rede Angolana das Organizações Não-Governamentais de Luta contra o HIV/SIDA (ANASO), António Coelho, que comentava o recente novo financiamento de 45,1 milhões de dólares (38,4 milhões de euros), pelo Fundo Global, para Angola, no período entre 2019-2021, para o combate à malária e HIV/SIDA, doenças endémicas no país.

António Coelho lamentou que o país “infelizmente” tivesse devolvido estas verbas ao Fundo Global, por falta de capacidade nos dois últimos anos de “absorver” a verba total colocado à disposição.

Segundo António Coelho, o projeto inicialmente era de três anos, mas por várias situações, que não concretizou, o Fundo Global reduziu o período para dois anos.

“E o país teve algumas dificuldades de absorver esses fundos e no final do projeto o país teve que devolver esses 15 milhões de dólares, que, ao contrário dos anos anteriores, era um valor que o Fundo Global continuava a colocar à disposição do país para os próximos compromissos. Mas, desta feita e de acordo com as novas modalidades do Fundo Global, o país teve de devolver”, disse.

Em concreto sobre o HIV/SIDA, o dirigente explicou que no período entre julho de 2016 e junho de 2018, Angola recebeu 30 milhões de dólares (25,6 milhões de euros) do Fundo Global e que só gastou 24 milhões de dólares (20,4 milhões de euros).

António Coelho explicou que da parte angolana houve dificuldades do ponto de vista técnico para reajustar e de reprogramar um conjunto de atividades, a que se juntou a realização de eleições gerais, período “em que o país praticamente parou”, tendo tudo isso complicado a gestão dos fundos.

“Então, a nossa mensagem, enquanto atores da organização civil, enquanto atores sociais, é de facto de nos próximos tempos o país gerir melhor esses fundos, sobretudo na resposta para que a população tenha nos próximos tempos uma melhor qualidade de vida com o apoio do Fundo Global”, referiu.

A organização internacional suíça alocou, para os próximos três anos, 13,4 milhões de dólares (11,4 milhões de euros) para a malária, 8,5 milhões de dólares (7,2 milhões de euros) para o combate à mesma doença, que é a primeira causa de morte em Angola, na comunidade, e 23,1 milhões de dólares (19,6 milhões de euros) para a luta contra o HIV/SIDA.

Sobre esta verba, António Coelho disse que vai servir sobretudo para a aquisição de antirretrovirais, tendo em conta as dificuldades que o país tem enfrentado na gestão dos medicamentos, com o quadro de “rutura quase regular e continuada dos antirretrovirais”.

“Por outro lado, o país tem dificuldade em sustentar-se do ponto de vista dos reagentes, dos testes e de outros produtos de saúde e nesse particular aqui o Fundo Global tem estado a dar um grande apoio e espero que consigamos muito sinceramente, nos próximos três anos, não só com o apoio do Fundo Global, mas de outros parceiros, gerir melhor esses medicamentos para que não faltem ali onde for necessário”, frisou.

O responsável acrescentou que Angola está agora “num contexto bastante difícil, em que estão a faltar medicamentos, estão a faltar atividades, sobretudo porque faltam fundos”, enquanto o país continua a assistir ao crescimento do número de novas infeções e de mortes, o que aconselha o Governo a “rever as políticas públicas e estratégias”, e sobretudo a “declarar uma guerra aberta contra a epidemia”.

“A prevalência no VIH continua a ser na ordem dos 2%, continuamos a dizer, e isto é um dado dos últimos três, cinco anos, que o país tem em média entre 350 e meio milhão de pessoas vivendo com o VIH, a cobertura do tratamento é na ordem dos 40%”, informou.

De acordo com António Coelho, o país está bem do ponto de vista também das intervenções na população chave, salientando que a taxa de prevalência nas trabalhadoras do sexo ronda os 10%, superior à mediana nacional, sendo a taxa de prevalência dos homossexuais de 5%, considerando ambas alarmantes.

“Temos províncias com taxas superiores a 2%, casos do Bié, Cuando Cubango, Cunene e mesmo Luanda, então nós em Angola continuamos, ao contrário dos países da região, a ser um país que continuamos a ter dificuldades de controlar e de reduzir os casos de sida do país”, disse.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading