Angola e Brazzaville reforçam laços culturais

As repúblicas de Angola e do Congo abordaram nesta quarta-feira, em Brazaville, o reforço da cooperação cultural e a troca de experiência nas mais variadas modalidades.

 

 

Durante uma audiência entre a Secretaria de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, e o ministro da Cultura e Artes da República do Congo, Dieudonné Moyongo,
a margem do Colóquio Científico Internacional sobre o Reino do Kongo, as duas entidades passaram em revistas aspectos ligados à cooperação entre os dois países que datam a longos anos.

Maria da Piedade de Jesus, aproveitou a oportunidade para apresentar ao ministro do Congo o projecto do futuro Museu do Reino do Kongo, cujo apetrechamento vai envolver Angola, Congo Brazzaville, RDCongo e Gabão.

De igual modo anunciou a realização da
4 mesa redonda internacional sobre Mbanza Kongo, assim como o festi kongo, com a participação dos quatro países, em 2019.

Para o Ministro da Cultura e Artes da República do Congo, Angola sempre foi um parceiro directo e de laços culturais e políticos, muito forte.

O governante congolês aproveitou a oportunidade para manifestar a necessidade de assinatura de um Acordo de Cooperação Cultural que, em tempo oporturno será submetido ao Ministério da Cultura de Angola para o devido parecer.

O ministro passou ainda informações sobre o encontro CEAC, no próximo mês de Novembro, em Brazzaville, no qual conta ter a participação da ministra da Cultura de Angola.

Ainda no quadro das audiências, Maria da Piedade de Jesus foi recebida pela Conselheira do Presidente da República para questões culturais de quem recebeu informações sobre o trabalho cojunto com a Unesco para a realização de um colóquio sobre o reino do Loango, em 2019, em Brazzaville.

Deixe o seu comentário