Notícias

Angola e Emirados Árabes Unidos procuram estabelecer parceria estratégica

Angola e os Emirados Árabes Unidos definiram hoje as áreas da agricultura, energias renováveis, petróleo e gás para o reforço da cooperação entre os dois países, como base para uma parceria estratégica.

A intenção foi hoje assumida pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, no final da audiência que o Presidente angolano, João Lourenço, concedeu ao xeque da região oeste dos Emirados Árabes Unidos, Hamdan Bin Zayed Bin Sultan Al Nahyan, que chegou quarta-feira a Luanda para uma visita de 24 horas.

O chefe da diplomacia angolana referiu que a visita se insere no âmbito de um dos pilares estratégicos do programa do Governo angolano, que é a atração de investimentos, isto é, a procura de parcerias estratégicas, que possam ter capacidade financeira como conhecimentos e domínios da técnica, ajudando Angola a desenvolver os seus programas inseridos no Plano de Desenvolvimento.

Segundo Manuel Augusto, os dois países já possuem acordos, mas precisam agora identificar projetos exequíveis e criar os mecanismos para a sua execução.

Nas negociações oficiais entre as duas delegações, que decorreram no Ministério da Defesa de Angola, ficou patente que é amplo o universo do potencial de cooperação entre os dois países.

“E nós vamos tentar tirar o maior proveito das valências que os Emirados têm. Todos sabemos que de deserto os Emirados passaram a um dos países mais desenvolvidos e que continuam num ritmo de desenvolvimento”, disse Manuel Augusto.

O governante angolano frisou que nesta cooperação há setores que são complementares, dando como exemplo a agricultura, em que os Emirados Árabes Unidos apresentam carências em termos de terra arável para produção alimentar.

“Isto pode ser uma área de cooperação muito importante, produzir em Angola, não só para a satisfação do mercado interno angolano, mas para a exportação para os Emirados e outros países do golfo”, citou.

“Há aqui áreas que são complementares, onde os Emirados têm tecnologia avançada, têm conhecimentos e nós temos necessidades”, acrescentou.

A área das energias renováveis é outra em que se pretende avançar na cooperação entre os dois países, contando com o avanço tecnológico dos Emirados Árabes Unidos quer na energia solar quer na energia eólica.

“A extensão do nosso território, por exemplo, aconselha a que a energia não seja só a convencional, teremos que partir para as energias renováveis e os Emirados são muito avançados (…) é uma outra área de potencial desenvolvimento, para já não só falar na área do petróleo e do gás”, disse.

Por sua vez, o xeque da região oeste dos Emirados Árabes Unidos, Hamdan Bin Zayed Bin Sultan Al Nahyan, manifestou disponibilidade e interesse para cooperar a nível da agricultura, tendo convidado o chefe de Estado angolano a visitar os Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading