ComunidadesCulturaDestaques

Angola e Holanda com foco na cooperação cultural

Com o foco no domínio da formação e no restauro do património histórico, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, recebeu nesta segunda-feira, em audiência, o embaixador dos Países Baixos em Angola, Anne Van Leeuwer, com quem abordou a necessidade do estreitamento da cooperação cultural entre os dois países.
As duas entidades afloraram a necessidade de ambos os países estabelecerem uma cooperação profícua na vertente cultural, dando particular atenção à formação de especialistas ligados ao restauro do património cultural e monumentos.
Nesta vertente, a ministra apontou, como uma das prioridades na futura carteira de cooperação, a intervenção da Holanda na restauração dos monumentos localizados na vila do Ambriz, província do Bengo, pelos  holandeses, em particular a Fortaleza que esta associada ao Corredor do Kwanza , da conhecida rota dos escravos.
Carolina Cerqueira fez ainda menção a importância de suscitar junta da comunidade holandesa, principalmente nos centros de estudo e de investigação, universidades e outras instituições, o interesse na promoção de estudos e de projectos científicos sobre a cultura angolana, como forma de contribuir para a sua divulgação e preservação no exterior.
A governante angolana sublinhou a importância do projecto da Rota dos Escravos que está a ser preparado para ser introduzido na Unesco no âmbito da candidatura do Corredor do Kwanza a património mundial, tendo em conta a presença holandesa em Angola durante sete (7) anos (1641 a 1648).
Por seu turno, o diplomata holandês manifestou a disponibilidade do seu país para apoiar Angola nas mais variadas acções destinadas a preservação e valorização do património cultural.
Anne Van Leeuwer afirmou que referido o apoio poderá ser dado através do Instituto do Património da Holanda, bem como pela delegação holandesa na Unesco.
O diplomata manifestou ainda o desejo do inicio de uma amizade e cooperação cultural profícua entre os dois estados.
Angola e Holanda cooperam nas áreas do ensino superior, agricultura e transportes.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading