DestaquesDiplomacia

Angola e Índia assinam acordo sobre a Isenção de Visto para Passaportes Diplomáticos

Angola e a Índia acabaram de selar nesta manhã de sexta-feira, dia 8 de Abril, mais um compromisso nos anais da história da sua cooperação bilateral ao assinarem, no Anfiteatro “Afonso Van-Dunem Mbinda”, três (3) instrumentos jurídicos, para reforçar o intercâmbio entre os dois países.

Trata-se do Acordo sobre a Isenção de Visto para titulares de Passaportes Diplomático, Oficial e de Serviço entre o Governo da República de Angola e o Governo da República da Índia, Memorando de Entendimento entre o Ministério da Saúde da República de Angola e o Ministério da Saúde e Bem Estar da Família do Governo da Índia, além do Memorando de Entendimento entre a Academia Diplomática “Venâncio de Moura”, do Ministério das Relações Exteriores e o Instituto de Serviço Exterior “Sushma Swara”, do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República da Índia.

Em nome de Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, Sua Excelência Esmeralda Mendonça, Secretária de Estado para as Relações Exteriores, agradeceu a todos os presentes na cerimónia, que é mais um reflexo da consolidação das relações diplomáticas e de cooperação entre a República de Angola e a República da Índia.

No dia 7 de Setembro de 2020, Angola e a Índia realizaram a Primeira Reunião da Comissão Bilateral, decorrida de forma virtual, onde foram concluídas negociações dos instrumentos jurídicos que hoje a República de Angola teve a oportunidade de formalizar o seu acto de assinatura, após o cumprimento pela parte indiana.

Com esta cerimónia, Angola e a Índia dão maior firmeza a expressa vontade comum de reforço e diversificação das relações de cooperação.

Foram signatários dos Acordos Sua Excelência Embaixadora Esmeralda Mendonça, Secretária de Estado para as Relações Exteriores, Dr. Franco Mufinda, Secretário de Estado para Saúde Pública, Embaixador Alfredo Dombe, Secretário Geral do MIREX e ex-Director Geral do Instituto de Relações Internacional “Venâncio de Moura” e Sua Excelência Pratibha Parkar, Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República da Índia em Angola.

O acto foi presenciado, entre outros convidados, pelos Embaixadores Carlos Sardinha, Director da Direcção de Cooperação Internacional do MIREX, Clemente Camenha, Director da Direcção Asia e Oceania, José Marcos Barrica, Director Geral da Academia Diplomática “Venâncio de Moura” e jornalistas dos diferentes órgãos da Comunicação Social.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this: