Destaques

Angola e Japão assinam acordo de cooperação bilateral

Angola e o Japão analisaram neste sábado, dia 26 de Março, em Luanda, o alargamento da sua cooperação bilateral, que passa necessariamente na facilitação de mecanismo para viabilizar a finalização dos instrumentos jurídicos pendentes e da necessidade da criação da Comissão – Mista entre os dois países.

Esta disposição foi manifestada na manhã de hoje, numa reunião virtual, realizada no edifício sede do MIREX, que juntou Sua Excelência Embaixador Téte António,
Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, e Sua Excelência Senhor Yoshimasa Hayashi, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão.

Durante a reunião bilateral, os dois chefes da diplomacia passaram em revista questões de interesse bilateral e multilateral, com foco nos projectos de Desenvolvimento em Angola e na questão da actualidade internacional, centrada no conflito que opõe à Rússia e a Ucrânia.

Quanto à questão bilateral ficou assente que Angola e o Japão devem afinar os seus macanismos para levar avante projectos pendentes entre si, como o financiamento para desminagem, Acordos de facilitação de vistos, informatização do MIREX, liberalização de investimento e intervenção nos ramos da saúde e da agricultura.

No domínio do multilateralismo, as partes assinalaram o conflito que perdura entre a Rússia e a Ucrânia, com o impacto negativo na subida do preço do petróleo.

Neste particular, Sua Excelência Embaixador Téte António, disse que Angola tem feito a sua parte para que haja diálogo e paz entre a Rússia e a Ucrânia, tendo em conta a experiência vivida durante os seus 27 anos de guerra.

Esclareceu, entretanto, que os conflitos africanos devem merecer atenção da comunidade internacional , tendo se referenciado ainda sobre a próxima Cimeira Extraordinária sobre o Combate ao Terrorismo e às Mudanças Insconstitucionais de Regime em África, a decorrer em Maio, em Malabo, na Guiné-Equatorial.

O encontro bilateral entre Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores de Angola e Sua Excelência Senhor Yoshimasa Hayashi, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, foi assistido, dentre outros participantes, de Sua Excelência Embaixador Clemente Camenha, Director da Direcção Asia e Oceania do MIREX, e por Sua Excelência Jiro Maruhashi, Embaixador do Japão em Angola.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
%d bloggers like this: