DestaquesEconomia

Angola e Tchad analisam restruturação do acordo de financiamento avaliado em 100 milhões de dólares

Delegações ministeriais de Angola e do Tchad reuniram-se nesta quarta-feira, 20 em Djamena, capital do Tchad analisar aspectos ligados ao reforço da cooperação bilateral.

A reunião teve como objectivo principal a análise de modalidades de execução e reestruturação do Acordo de Financiamento de 100 milhões de dólares americanos assinado em 09 de Fevereiro de 2017, bem como a possibilidade de uma futura cooperação comercial

A reunião resulta de uma solicitação enviada pelo governo tchadiano, sobre a proposta de parceria para o cancelamento da dívida do Tchad com Angola.

No documento as autoridades do Tchad solicitam um perdão total da dívida de 100 milhões de dólares americanos (contraída em 9 de Fevereiro de 2017), na forma de apoio ao orçamento ou doação. Solicitam também um perdão parcial combinado com um reembolso em espécie de 50% do valor da dívida.

O Tchad oferece também oportunidades de investimento ao sector privado angolano no Tchad ou fornecer a Angola produtos de primeira necessidade, como a carne orgânica.

As partes regozijaram-se com a excelente cooperação e ligação histórica entre os dois países, expressando o desejo de alcançar uma solução adequada para a questão da dívida, tendo acordado que :

1. O princípio de reestruturação do empréstimo de 09 de Fevereiro de 2017, assinado entre Angola e o Tchad, que poderá ser reembolsado em espécie.

2. Angola solicitou um reembolso na forma de gado para reprodução, tendo o Tchad o compromisso de consultar e adequar a sua legislação para responder em tempo útil a solicitação da parte angolana.

3. Realizar uma análise das modalidades praticadas afim de permitir a obtenção do custo real e das quantidades correspondentes e definir um ritmo de entrega.

4. Angola responderá oficialmente a solicitação enviada pelo Tchad, essencialmente sobre a questão do perdão da dívida.

5. A possibilidade de assinar um acordo para a comercialização de gado para o abate em matadouros angolanos .

A delegação angolana foi chefiada pelo ministro da Agricultura e Florestas, Marcos Alexandre Nhunga. Pelo Tchad chefiou a delegação o ministro das Finanças e Orçamento, Allali Abakar Mahamat.

Pela parte angolana, o acordo foi assinado por Olinda dos Santos Sobrinho , Directora do Gabinete de Intercâmbio do Ministério da Agricultura e Florestas, tendo Abdelsalam Djamouss, Director do Gabinete da Dívida do Ministério das Finanças e Orçamento, assinado pela parte tchadiana.

Fizeram ainda parte da delegação angolana, Almeida Luzitu, consultor do ministro das Relações Exteriores, Osvaldo Rasgado, chefe do Departamento de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) do Ministério das Finanças, Ditutala Lucas Simão, Coordenador do Programa Nacional de gado, leite e carne, e Edgar Felix Nataniel Dombolo, Director -adjunto dos Serviços de Veterinária.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading