Angola e Zimbabwe desejam reforçar cooperação económica

kalola Store

O Presidente de Angola recebeu, hoje, em audiência, o chefe da diplomacia do Zimbabué, encontro que serviu para abordar o reforço da cooperação económica entre os dois países.

Subusiso Moyo, que chegou domingo, a Luanda disse no final da audiência à imprensa, que os dois países decidiram incrementar a cooperação económica e manter os laços privilegiados no domínio político.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Zimbabué referiu que o chefe de Estado angolano João Lourenço também foi informado sobre a situação política no seu país, nomeadamente a realização das próximas eleições.

Segundo o governante zimbabueano, que entregou a João Lourenço uma mensagem do seu homólogo Emmerson Mnagangwa, decorre nesta altura a introdução os dados biométricos para o processo de registo eleitoral.

O Zimbabué, que é um dos Estados membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), cujo Comité de Cooperação para a Política, Defesa e Segurança é presidido por Angola, registou no início de novembro alguma perturbação política.

O antigo Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, de 93 anos e que dirigiu por 37 anos o país, viu cercada a sua residência por militares, tendo na sequência, por pressão, renunciado ao mandato em carta dirigida ao parlamento.

Face à situação, Luanda chegou a acolher uma reunião para analisar a situação no Zimbabué, que juntou os chefes de Estado da África do Sul, e presidente em exercício da SADC, Jacob Zuma, de Angola, João Lourenço, e da Zâmbia, Edgar Lundu.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.