DestaquesSociedade

Angola entre os cinco maiores compradores de armas da África Subsaariana

Nos últimos cinco anos, os países da África Subsaariana foram responsáveis por 32% das importações de armas do continente, volume de negócios garantido sobretudo por cinco países, incluindo Angola.

Segundo o Novo Jornal, mais de metade (56%) das importações de armas por países da África Subsaariana, realizadas entre 2013 e 2017, partiram de cinco países, nomeadamente Nigéria, Sudão, Angola, Camarões e Etiópia, sendo que, nesse período, os subsaarianos foram responsáveis por 32% das compras do continente. “Os principais exportadores de armas para África são contudo, a Rússia, China e EUA”, revela a análise.

Os dados, recentemente divulgados pelo Instituto Internacional de Investigação sobre a Paz de Estocolmo (SIPRI) no relatório “Trends in International Arms Transfers 2017” (traduzível para Tendências no Negócio Internacional e Armas 2017), indicam ainda que Angola é o terceiro maior comprador do Brasil, representando cerca de 10% das suas vendas.

Revela o jornal que o relatório assinala igualmente que apesar de, na última década, África ter reduzido em 22% as compras de armas, alguns países quebram essa tendência. É o caso da Argélia, Marrocos e Nigéria, sendo que neste último caso as importações de armas cresceram 42% desde 2008.

A nível global, o SIPRI aponta que as vendas de armamento aumentaram 10% nos últimos cinco anos, período no qual os EUA conservaram-se como o líder de mercado, com 34% do negócio, refere a mesma fonte.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo