COVID-19Destaques

Angola espera receber 5 milhões de vacinas em Fevereiro

Angola deve receber a primeira tranche de 5milhões de vacinas contra a covid-19 em Fevereiro de 2021, e espera mais 7milhões até Abril, anunciou hoje a ministra da Saúde angolana, Silvia Lutucuta.

“Acreditamos que, pelo menos, até Fevereiro tenhamos a oportunidade de receber a primeira tranche de 5 milhões e o que está programado é até Abril receber as restantes”, de um total de 12 milhões, salientou a ministra após o balanço epidemiológico diário relativo à covid-19.

Sílvia Lutucuta frisou que a vacinação terá regras muitos específicas: “Serão vacinados primeiro os profissionais de saúde e pessoas de risco, com idades avançadas ou comorbilidades; é por aí que vamos começar”.

O plano de vacinação será partilhado com a população “em tempo oportuno”, acrescentou.

A ministra salientou ainda que uma campanha de vacinação desta dimensão “tem uma abrangência multi-sectorial” pelo que o Governo está a trabalhar para a definição de vários aspectos, entre os quais a cadeia de frio para conservação das vacinas.

Segundo Silvia Lutucuta, Angola vai ter acesso numa primeira fase à vacina da Pfizer, mas poderá vir a receber outras que estão em fase final de estudo e que têm pedidos de autorização, como as russas e as chinesas, “desde que haja certificação da OMS [Organização Mundial de Saúde] e entidades congéneres, com garantia de que serão eficazes e trarão menos efeitos colaterais”.

No total, desde a deteção dos primeiros casos no País, em 21 de março, Angola registou 15.925 casos de covid-19, dos quais resultaram 362 óbitos e 8.679 recuperações.

Actualmente há registo de 6.884 casos activos, estando sete pesoas em estado crítico e sete em estado grave.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading