Notícias

Angola: Funcionários do Supremo mantém greve e pedem intervenção do PR

No comunicado enviado a 30 de junho, os funcionários denunciam intimidações e pressões políticas por parte do presidente da instância judicial, durante uma reunião realizada na quinta-feira. 

” Clamamos a intervenção de Vossa Excelência, Senhor Presidente da República, no sentido de salvaguardar a nossa integridade laboral, bem como na resolução das questões que acreditamos profundamente serem legítimas e colocadas nos termos em que a lei nos permite”, pode ler-se no documento. 

A reunião foi marcada por ameaças, entre as quais de despedimento, aos funcionários que adiram à greve, referem os trabalhadores, que reclamam equiparação salarial, subsídios e regalias aos tribunais superiores do País. 

“Se assim procedêssemos iríamos para a rua, foi mesmo nesses termos que nos foi passado, e se assim optássemos teríamos o destino dos funcionários da extinta Angonave, que estão aí até hoje, muitos já morreram e os que vivem continuam a gritar pela lei e nada resultou, ou seja, o meio seria o despedimento”, assinala a nota, comparando com as antigas Linhas Marítimas de Angola, uma empresa encerrada unilateralmente em 2000, sem indemnizações aos funcionários.

Segundo os funcionários, o juiz-presidente do Tribunal Supremo de Angola, Manuel Aragão, disse, em tom ameaçador, que a greve não era o meio para reivindicar melhorias, porque a situação não dependia da direcção daquela instância, uma resposta lamentada pelos dirigentes sindicais, escreve a Lusa. 

“Procurámos mostrar que não estávamos contra a figura do presidente do tribunal e pura e simplesmente queríamos que a resolução fosse cumprida e que o Tribunal Supremo fosse equiparado aos tribunais superiores”, acrescentaram.

No documento, o colectivo de trabalhadores reitera que a paralisação geral dos trabalhadores vai decorrer de forma gradual, entre 3 e 7 de julho e entre 17 e 21 de julho, “dependendo do resultado das negociações”. 

Os funcionários do Tribunal Supremo recordam ainda na nota que anseiam apenas pela efectivação da Resolução 1/16 de 01 de junho do Plenário dos Juízes deste Tribunal, que aprovou a equiparação do salário base, subsídios e regalias dos Juízes Conselheiros e demais trabalhadores do Tribunal Constitucional. 

Os trabalhadores mostram-se indignados com a circunstância de o orçamento do Tribunal ser superior ao do Tribunal Constitucional, sem que isso se reflicta nos salários dos funcionários.

Por isso, pedem cortes em alguns serviços “desnecessários” da instituição e lamentam a discrepância salarial existente. 

De acordo com os funcionários, existem trabalhadores que recebem 28 mil Kwanzas “valores insuficientes para fazer face à actual situação do País”. 

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading