Notícias

Angola: Governo diz que União Europeia pode observar eleições mas sem querer “dar lições”

O ministro das Relações Exteriores (MIREX), Georges Chikoty, depois de um longo processo que envolveu conversações com a União Europeia, acabou por afirmar este fim-de-semana, em declarações ao Jornal de Angola, que o Governo não vai aceitar lições de Bruxelas, dando quase por garantido de que as eleições de 23 de Agosto não vão contar com observadores europeus.

“É assim que o continente (africano) funciona em matéria de eleições. E não esperamos que alguém nos venha impor a sua maneira de olhar para as eleições e dar alguma lição, como também não pretendemos dar lições”sobre a realização de eleições noutra paragens, afirmou o MIREX.

Em causa está a exigência europeia de assinatura de um documento onde Angola se deveria comprometer com um conjunto de condições e garantias para poder contar com os observadores europeus nas eleições gerais deste ano.

Face a este impasse, Georges Chikoty reafirmou que Angola convidou a União Europeia para enviar os seus observadores, tal como aconteceu em 2008 e 2012, sublinhando mesmo que a generalidade das condições impostas por Bruxelas poderiam ser cumpridas, mas garantindo que Luanda recusa a assinatura de qualquer memorando de entendimento nele constando a garantia de cumprimento de condições.

A UE é uma das organizações e entidades convidadas pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) para observar as eleições deste ano e uma das poucas que, a cinco dias do início da campanha eleitoral, apesar de , como se pode na foto, o país já esteja a viver o período eleitoral de forma intensa, ainda não viu confirmada a sua presença na lista de observadores.

Tal como sucede com, por exemplo, a União Africana ou, entre outras, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), igualmente na lista dos convidados indicados pela Presidência da República, o Governo angolano compromete-se com a segurança dos seus enviados nas deslocações no território, mas não aceita colocar essa garantia num documento, como exige a UE .

” O convite é aberto. Mas não queremos quaisquer acordos específicos com cada uma destas organizações. Quem quiser vir, vem e quem não quiser, pode não vir, mas o certo é que o convite é aberto”, disse ainda Georges Chikoty.

Estas declarações de Georges Chikoty, mostrando alguma flexibilidade, mas que podem acabar por afastar definitivamente a União Europeia da lista dos observadores internacionais às eleições de 23 de Agosto, surgem na sequência de um prolongado processo de troca de recados entre as autoridades angolanos e a UE.

No passado dia 12, o presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) garantiu que o convite à União Europeia foi feito em tempo útil, afiançando ser do interesse da instituição a presença dos observadores rejeitando as críticas da eurodeputada portuguesa Ana Gomes, presença habitual nas eleições em Angola integrando a comitiva de observadores europeus, tendo-a mesmo chefiado .

Estas afirmações vêm a propósito das declarações da eurodeputada Ana Gomes que assegurou ter recebido a informação de que o convite chegou apenas no dia 4 de Julho e que “não é explícito quanto às condições exigidas pela UE para o desempenho das funções das missões de observação no que toca às garantias da independência de acesso a todas entidades e localidades, etc”.

“Se o Governo angolano escolheu apresentar o convite tão tardiamente, inclusivamente depois de uma missão de peritos eleitorais que a UE enviou para Angola e nem sequer no convite reuniu as condições básicas, que sabe perfeitamente que são exigidas pela UE porque são padrões para qualquer país onde a UE vá observar, então a minha conclusão é que, de facto, não havia vontade política nenhuma das autoridades angolanas convidarem a UE para observar as eleições. E fazem agora este gesto apenas para fingir que fazem, mas efectivamente não querendo viabilizar nenhuma missão de observação eleitoral que, neste momento, parece que não é viável “, disse Ana Gomes.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading