Angola no Fórum UNESCO-África/China em Paris

Uma delegação do Ministério da Cultura, chefiada pela ministra Carolina Cerqueira, participa nos dias 3 e 4 deste mês, em Paris (França), no Fórum UNESCO África/China.

A delegação angolana, que integra o  director Nacional dos Museus, Ziva Domingos, e a directora do Gabinete de Comunicação Institucional de Imprensa, Marlene Gomes, tem em carteira promover uma abordagem sobre a problemática da conservação dos vestígios inscritos na lista do património mundial em Julho de 2017.

publicidade


A delegação vai também aproveitar a oportunidade para prestar informações sobre o engajamento do Executivo Angolano, através da criação da Comissão Nacional Multissectorial do Património Mundial, nas acções para promover e preservar a antiga capital do Reino do Kongo, de acordo com as recomendações do Comité do Património Mundial (intervenção conjunta no sítio  dos departamentos ministeriais do  Urbanismo e Habitação, Transportes, Comunicação Social (Telecomunicações e Governo do Zaire).


Nesta vertente, Angola vai insistir na necessidade de financiamento dos trabalhos de restauro do Kulumbimbi, a necessidade em continuarem as escavações arqueológicas, a formação de gestores do museu e a transmissão de informações sobre o FestiKongo, evento que vai juntar Angola, República Democrática do Congo (RDC), Congo-Brazzaville e Gabão, em Julho do ano em curso.


Durante o fórum, que visa o reforço das capacidades e da cooperação para o património mundial, estarão em abordagem questões relacionadas com a salvaguarda do património mundial, legislação, criação de emprego e responsabilidade dos jovens, instrumentos e mecanismos para a protecção do património mundial, património mundial e comunidades, esforços comuns para a conservação do património em África e na China.
Está ainda previsto a assinatura de um memorado de colaboração de 5 anos entre o FPMA e WHITRAP para melhorar a gestão do património mundial nas regiões África e Ásia do Pacífico.

publicidade

Faça já a sua assinatura: formulário de assinatura
Contactos editoriais: jornalkandandu@gmail.com

Publicidade: vivenviaspress@gmail.com


À margem  da participação no Fórum consta ainda na agenda da ministra da Cultura  um encontro com , a directora dos Assuntos Sociais da União Africana, Cisse Mariam, para se proceder ao balanço dos preparativos da 1.ª edição do Fórum Pan-Afrincano para a Cultura de Paz-Bienal de Luanda, a realizar se em Setembro  do ano em curso em Angola assim como vários encontros bilaterais com responsáveis da UNESCO da área do Património Mundial.

Deixe o seu comentário