DestaquesSociedade

Angola: Polícia Nacional trava manifestação sobre acontecimentos de 27 de Maio de 1977

O protesto aconteceu cerca das 12:30, quando os activistas surgiram , a correr, para ocupar a Praça da Independência, com cartazes e palavras sobre os 41 anos dos acontecimentos do 27 de Maio.

“Vamos entrar, vamos entrar no largo “, gritaram os activistas, enquanto ocorriam na direcção do interior da praça, já sob vigilância policial.

Em poucos minutos, dezenas de agentes da Polícia Nacional, incluindo equipas cinotécnicas, acorreram ao local,retirando os activistas, não sendo conhecidas detenções até ao momento.

O forte aparato policial no local manteve-se durante vários minutos, sem incidentes visíveis.

A manifestação foi convocada para um dia sensível em Angola, já que se cumprem hoje 41 anos sobre o 27 de Maio de 1977, descrito como uma tentativa de golpe de Estado por “fraccionistas” do próprio MPLA contra o Presidente Agostinho Neto e o “bureau político” do partido.

Esta foi a primeira manifestação evocativa dos acontecimentos do 27 de Maio, desde que João Lourenço assumiu o cargo de Presidente da República de Angola.

A Amnistia Internacional estimou em cerca de 30 mil as vítimas mortais na repressão que se seguiu contra os “fraccionistas” ou “Nitistas”, como era conhecidos então.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo