DestaquesPolítica

Angola poupa mais de 1.000 milhões de kwanzas com extinção de 42 institutos públicos

O Governo angolano pôs em marcha um programa de reforma e redimensionamento dos institutos públicos, uma redução de 144 para 102, o que lhe permitirá poupar mais de 1.000 milhões de kwanzas anuais com as despesas com pessoal.

Reunida esta terça-feira, 23, sob orientação do Presidente João Lourenço, a Comissão Interministerial para a Reforma do Estado, aprovou um relatório sobre a reforma e o redimensionamento dos Institutos Públicos, do qual resultaram propostas de transformação, fusão e extinção de vários institutos públicos.

Adão de Almeida, ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, avançou que além da poupança de dinheiros, “o Executivo vai evitar a duplicidade dos serviços públicos para assegurar eficiência organizativa e eficácia operacional na prossecução dos seus objectivos, com base no princípio da especialidade do fim”.

“Em termos de despesa com pessoal, está-se a falar de uma poupança de 1.000 milhões de kwanzas. Outro campo tem a ver com a redução com despesas de bens e serviços, que vai decorrer do trabalho subsequente no quadro das fusões e extinções. Embora inconclusivo, tudo indica para uma poupança de 3.000 milhões de kwanzas anuais”, adiantou Adão de Almeida.

Adão de Almeida avança para o fim do registo criminal

O ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República lembrou no encontro que foram definidos alguns princípios que vão nortear a simplificação de procedimentos, visando a unificação de documentos.

Adão de Almeida sublinhou que o objectivo da Administração Pública deve ser o de prestação de serviço público integrado e garantir que os processos administrativos privilegiem a unidade da acção, para que o cidadão tenha de, gradualmente, deixar de passar por várias instituições.

“Prevê-se a introdução de dinâmicas de integração na Administração Pública. Começar a fazer um caminho para que a Administração Pública deixe de exigir aos cidadãos documentos que ela própria emite, como é o caso do Registo Criminal, documento emitido pelos órgãos do Ministério da Justiça, cujo destinatário é outro órgão a administração pública”, perspectivou Adão de Almeida.

O responsável frisou que o País pretende começar a eliminar procedimentos desta natureza. Por isso, foi aprovado um Memorando sobre a Reforma e a Simplificação da Emissão do Certificado de Registo Criminal, documento que estabelece as medidas para a implementação de um sistema de partilha de informação sobre os antecedentes criminais dos cidadãos entre os órgãos e serviços públicos.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading