DestaquesEconomia

Angola pretende privatizar mais de 70 empresas a médio prazo

O Governo pretende privatizar 74 empresas estatais nos próximos anos, predominantemente no sector industrial, de acordo com o programa enviado aos investidores como parte da emissão de Eurobonds.

A queda do preço de petróleo nos últimos quatro anos prejudicou a economia nacional, o Presidente João Lourenço, prometeu em Setembro reduzir a interferência estatal na economia.

“O governo pretende vender toda a sua participação nessas empresas, a maioria das quais opera no setor industrial”, referência que consta no programa enviado aos investidores.

O programa não refere as companhias que serão privatizadas, mas uma fonte do governo disse à Reuters que os Portos de Angola, a transportadora aérea nacional TAAG, o banco BCI e a seguradora ENSA estavam a ser considerados para privatização total ou parcial.

João Lourenço pretende revitalizar o crescimento abrindo a economia a investidores estrangeiros e diversificando o investimento que actualmente se centra no petróleo.

O petróleo atualmente representa 95% das exportações. Angola está num processo de captar US $3 bilhões através de duas emissões de Eurobonds, lançando US $ 1,75 bilhão em títulos de 10 anos em 8,25% e uma parcela de US $1,25 bilhão em 30,35% a 30 anos.

No programa, o governo apresenta uma dívida total – excluindo a Sonangol – de 77,3 bilhões de dólares, ou 70,8% do PIB, até o final de 2018.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading