Angola regista 15 mortes e Luanda está a caminho da transmissão comunitária

Gearbest Alfawise V8S Max UV Sterilization + Disinfectant Disinfection Wet and Dry Robot Vacuum Cleaner promotion

Angola registou nas últimas 24 horas mais sete casos de covid-19 e dois óbitos, anunciou o secretário de Estado para a Saúde Pública, alertando que a pandemia em Luanda está perto da transmissão comunitária.

Segundo Franco Mufinda, os novos casos, duas mulheres e cinco homens, com idades entre 19 e 83 anos, são de transmissão local.

Quanto aos óbitos, ambos de sexo masculino, referem-se a um cidadão de 74 anos que se estava internado na Zona Económica Exclusiva, com hipertensão arterial e que fazia parte dos doentes críticos, e um diabético, de 57 anos, que sofreu uma paragem cardio-respiratória à chegada à clínica Luanda Medical Center.

O País soma assim 291 infectados pelo novo coronavírus, 15 óbitos, 93 recuperados e 178 casos activos.

Franco Mufinda adiantou que existem neste momento 43 casos de covid-19 sem vínculo conhecido, todos na província de Luanda, que está próxima de um cenário de transmissão comunitária.

“Só faltam poucos casos para degenerar num cenário de transmissão comunitária”, afirmou o governante, acrescentando que as autoridades sanitárias estão a investigar os “conglomerados” que se verificam em Luanda para desvendar as cadeias de transmissão.

“Só quando se chegar a 100 e não se desvendar a cadeia de transmissão, aí sim poder-se-á falar de transmissão comunitária”, sublinhou Franco Mufinda, apelando ao reforço das medidas de protecção.

Além de Luanda, Angola regista casos de covid-19 apenas no Cuanza Norte (quatro casos).

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 511 mil mortos e infectou mais de 10,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 10.151 mortos confirmados em quase 405 mil infectados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infecções e de mortos (2.001 casos e 32 mortos), seguida da Guiné-Bissau (1.654 casos e 24 mortos), Cabo Verde (1.267 casos e 15 mortos), Moçambique (903 casos e seis mortos), São Tomé e Príncipe (713 casos e 13 mortos) e Angola (291 infectados e 15 mortos).

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.