Destaques

Angola sobe seis lugares no Índice Global da Paz

Angola é considerada o 77.º país mais pacífico do mundo, revela o relatório do Índice Global da Paz, numa escala de 164 países, depois de, em 2018, ter ficado em 83.º lugar.

O Índice de Paz Global, produzido pelo Instituto de Economia e Paz, classifica 163 países (99,7% da população mundial) de acordo com 23 indicadores qualitativos e quantitativos.

O Afeganistão substituiu este ano a Síria como o país menos pacífico do mundo e o Iémen entrou pela primeira vez no grupo dos cinco Estados menos pacíficos, revela o Índice Global de Paz 2019 divulgado ontem. Segundo o 13.º relatório anual do Índice Global de Paz (GPI), elaborado pelo Instituto para Economia e Paz, sediado em Sydney, a Europa continua a ser a região mais pacífica do mundo, registando uma ligeira melhoria, e a do Médio Oriente e Norte de África ainda são as menos pacíficas.

No total, 22 dos 36 países europeus registaram melhorias no GPI de 2019 face ao ano anterior. A Islândia continua a ser o país mais pacífico do mundo, uma posição que ocupa desde 2008, e o Afeganistão é agora o menos pacífico, substituindo a Síria.

Portugal ocupa a terceira posição, seguindo-se a Áustria, Dinamarca e Canadá, enquanto a Alemanha surge em 22.º lugar e a Espanha em 32.º.
De acordo com o Índice Global da Paz, o Butão registou a maior melhoria de qualquer país no top 20, subindo 43 lugares nos últimos 12 anos.

Nos últimos lugares da lista estão o Iraque (159), Iémen, Sudão do Sul, a Síria e Afeganistão (163).

Este é o primeiro ano, desde o início do índice, que o Iémen foi classificado entre os cinco países menos pacíficos.

O Instituto também registou que o nível médio de paz global melhorou ligeiramente, pela primeira vez em cinco anos. A pontuação média do país melhorou em 0,09 por cento, com 86 países a verificarem uma melhoria e 76 a registar um agravamento.

O GPI de 2019 revelou ainda um mundo em que os conflitos e crises que surgiram na década passada começaram a diminuir, mas novas tensões surgiram dentro e entre as nações.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading