Economia

Angola Telecom quer duplicar faturação de 2017 antes de privatizar parte do capital

A Angola Telecom arrecadou, em 2017, cerca de 14 mil milhões de kwanzas (53 milhões de euros), receitas que a administração prevê duplicar este ano, no quadro da derradeira fase de reestruturação e privatização de parte do capital.

A informação foi transmitida hoje à Lusa, em Luanda, pelo coordenador da comissão de gestão da empresa pública de telecomunicações angolana, Eduardo Sebastião, no âmbito do 26.º aniversário da operadora pública, que hoje se assinala, com a redução de custos e o aumento da faturação e cobranças “entre os grandes objetivos”.

“Porque estamos a fechar agora o balanço do último trimestre, os nossos dados provisórios apontam para faturação à volta dos 14 bilhões de kwanzas [14 mil milhões de kwanzas] e pensamos mesmo em aumentar e duplicar este valor em função do trabalho que temos vindo a realizar”, disse.

Associado à redução de custos e aumento da faturação e cobranças neste ano, Eduardo Sebastião apontou também a melhoria no atendimento como outros dos objetivos da sua gestão.

“Trabalhar na mentalidade dos nossos colaboradores para que a gente melhore o atendimento aos clientes. O que preocupa é essencialmente a formação dos nossos colaboradores do ponto de vista técnico e tratamento para com os clientes”, apontou.

Angola Telecom é uma empresa pública de Telecomunicações de Angola, prestadora de serviços de voz e dados, fundada a 06 de março de 1992.

Apesar de ter já uma licença global para exploração, também, de serviços da telefonia móvel, o coordenador da comissão de gestão da operadora estatal sublinhou que a questão da telefonia móvel não é prioridade da atual administração.

“A nossa prioridade imediata é a recuperação da empresa e transforma-la em autossustentável e daí sim podemos concretizar os serviços da telefonia móvel”, sustentou.

A Lusa noticiou a 01 de março que a Angola Telecom quer resgatar cerca de 150.000 clientes, que nos últimos sete anos deixaram de usar a rede fixa, contando a empresa atualmente com apenas 50.000 clientes ativos.

O coordenador da comissão de gestão da operadora estatal assume que a redução de clientes afetou o desempenho e a rentabilidade da empresa, apontando os “atos de vandalismo” de que a rede da empresa foi alvo como um dos grandes motivos da “fuga de clientes”.

“Isso fez com que a empresa tivesse perdido a capacidade de intervenção diante dos clientes e assim foi como consequência a perda de grande parte dos clientes e a par disso sabemos que a empresa não estava preparada para o ambiente de concorrência”, sublinhou.

E então, acrescentou, “alguma má atuação de alguns colaboradores também fizeram perder alguns clientes, daí que precisamos recuperar a rede e também a vertente comportamental, ou seja, aproveitar o nosso ativo para usar a 100% a nossa capacidade”.

Questionado sobre o processo de alienação de 45% dos ativos da empresa, Eduardo Sebastião disse que o trabalho está em curso.

“Esta é uma orientação do acionista Estado, que a empresa deveria ser alienada em 45%, portanto o trabalho está sendo feito, é preciso fazer-se uma avaliação do património da empresa para que depois se determine quanto vale os 45% que se pretende alienar”, concluiu.

Fonte: Lusa

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading