DestaquesSociedade

Angola vai introduzir pagamentos por telemóvel em 2019

O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou esta quarta-feira que vai introduzir, em 2019, o sistema de pagamentos através de telemóvel , a exemplo do que já se faz em Moçambique e no Quénia, para promover a inclusão financeira dos Angolanos.

O anúncio foi feito aos jornalistas por Pedro Castro e Silva, administrador do BNA, no final da sessão de abertura do VIII Encontro sobre Sistemas de Pagamento dos Bancos Comerciais dos Países de Língua Portuguesa (BCPLP), que termina na quinta-feira em Luanda, frisando que os clientes não terão necessidade de abrir conta bancária.

” Estamos a trabalhar com o Banco Mundial (BM) nesse processo, que começou em Março [deste ano] e contamos que, ao longo de 2019, possamos fazer sair a nova legislação e regulamentação relacionada com o sistema de pagamentos, particularmente com os pagamentos móveis”, referiu Castro e Silva.

O administrador do BNA indicou que o novo sistema ainda não foi introduzido em Angola uma vez que o BNA esteve sobretudo focado na implantação dos outros sistemas de pagamentos electrónicos (ATM) e dos terminais de pagamento automático (TPA).

“Nesse aspecto, somos um dos países mais bem posicionado na SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral). Esse foi o nosso foco”, sublinhou .

Segundo Castro e Silva, o principal objectivo do BNA foi e é promover, “cada vez mais “, a inclusão financeira, pelo que o caminho percorrido até hoje permitirá avançar para o próximo passo.

” O nosso principal objectivo é cada vez mais promover a inclusão financeira, por via dos sistemas de pagamento. Estamos a falar concretamente dos pagamentos electrónicos, por via dos sistemas de pagamento. Estamos a falar concretamente dos pagamentos electrónicos, por via do ATM, com recurso a cartão, e, cada vez mais, aquilo que vai acontecendo noutros países de África, que são os pagamentos móveis”, disse.

“Hoje, em países como o Quénia ou Moçambique, as pessoas não precisam de ter uma conta bancária, basta terem um número de telefone e, com o telefone, podem fazer toda e qualquer transacção que se faz no sistema bancário. Sempre tivemos a preocupação de inclusão financeira e pensamos que é a através do telemóvel que se pode promovê-la” em Angola, ” quer no mercado formal quer no informal”, notou.

Sobre a reunião hoje iniciada, em que apenas foi aberta à imprensa a sessão de abertura, Castro e Silva salientou que os bancos centrais da CPLP se reúnem de dois em dois anos para discutir vários temas.

“Já tivemos este ano encontros relacionados com a Tesouraria, com estatísticas, e agora coube a vez dos sistemas de pagamento. É uma tradição dos bancos centrais da CPLP. Neste encontros procuramos trocar experiências sobre os sistemas de pagamento, os últimos desenvolvimentos e as formas como podem contribuir para a inclusão financeira “, concluiu.

Fonte: Lusa.

One Comment

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading