Destaques

Angola: Governo valida primeira associação LGBT

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos deu o aval à emissão das certidões de constituição da associação, enquanto organização de defesa de direitos humanos, que conta com três anos de existência e que aguardava, desde 2016, o documento que lhes permite a legalização e o acesso a financiamentos de instituições internacionais para as actividades que desenvolve regularmente.

De acordo com o director executivo da Íris, Carlos Fernandes, a associação, com sede em Luanda, no Kinaxixi, e delegações nas províncias de Benguela e Huíla (Lubango), conta com 200 associados. A Íris faz história como a primeira associação LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais) em Angola.

A direcção é constituída por 24 pessoas, mas a Íris está aberta a todos quantos queiram quebrar as barreiras do preconceito contra uma comunidade que ainda é vítima de perseguição em Angola .

“Ainda existe uma certa perseguição da comunidade LGBT em Angola. O preconceito começa nas famílias e estende-se ao trabalho, à escola, ao acesso à saúde, etc..”, disse o responsável da Íris.

Nesta quinta-feira, vários elementos da associação vão estar em Alvalade, num projecto de saúde, financiado pelo Instituto Nacional contra a Sida, entre outras, numa palestra sobre sexualidade, orientação sexual, género, identidades de género e expressão de género, destinada a 20 organizações da sociedade civil, como a Cuidar da Infância, a H Maiúscula, e o Arquivo de Identificação angolano.

Fonte: Novo Jornal

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading