
O financiamento do projecto enquadra-se nos investimentos de responsabilidade social previstos pela Lei 10/04, de 2 de Novembro, Lei Geral das Actividades Petrolíferas, que estabelece que uma parte dos Bónus pagos ao Estado, resultante dos contratos celebrados, deve ser aplicada em iniciativas de desenvolvimento regional e local.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), na qualidade de Concessionária, e a BP Angola, através dos fundos do Bloco 31, financiam um programa de estágio profissional que prevê beneficiar 95 pré-finalistas e finalistas universitários das províncias de Luanda, Zaire, Uíge, Benguela, Cuanza Norte e Huambo.
Orçado em USD 371 mil, o projecto é implementado pela ONG Development Workshop. O programa de estágio profissional e comunitário visa dar oportunidades a jovens angolanos, formados em diferentes universidades públicas e privadas, no sentido de reforçarem as suas competências técnicas e profissionais. A iniciativa pretende criar habilidade e oportunidades técnicas para impulsionar o acesso ao primeiro emprego no mercado de trabalho local.
A edição de 2020 vai beneficiar directamente cerca de 95 pré-finalistas e finalistas dos cursos de Medicina, Engenharia Informática, Telecomunicações, Engenharias agrónoma e ambiental, Direito, Economia, Gestão de empresas, Sociologia e de Assistentes sociais.
Os interessados deverão inscrever-se via online no site da ONG executora do programa, de 27 a 31 de Janeiro, através do link: https://www.dw.angonet.org/content/esta-gio-profissional-e-comunita-rio.
Fruto da parceria iniciada em 2011 entre a DW e a BP, o programa de estágio profissional e comunitário já beneficiou mais de 3 mil estudantes. A estratégia de investimento social e comunitário da BP assenta nas áreas de educação, desenvolvimento empresarial e capacitação para saúde, segurança ocupacional e ambiente.