Antigo Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe morre aos 95 anos

Morreu Robert Mugabe, o homem que durante 37 anos liderou os destinos do Zimbabwe. Tinha 95 anos e morreu em Singapura, segundo a Reuters, onde nos últimos anos se deslocava com frequência para tratamentos médicos.

Robert Mugabe foi o primeiro chefe do Executivo eleito depois da independência do Reino Unido, em 1980, cargo que o próprio aboliu sete anos mais tarde, tornando-se Presidente. Foi afastado do poder em 2017, depois de um golpe militar.

publicidade

A sua morte foi anunciada pelo Presidente Emmerson Mnangagwa na sua conta oficial do Twitter. “É com a maior tristeza que anuncio a morte do pai fundador e antigo Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe”, pode ler-se na mensagem publicada na rede social.

Herói da luta pela independência, os últimos anos de Mugabe no poder foram marcados pelas dificuldades económicas do país, com o seu regime a degenerar no autoritarismo e caos. E foi o último dos da geração dos libertadores a sair do poder.

Robert Gabriel Mugabe nasceu numa missão católica em Kutama, no que era então a Rodésia do Sul, a 21 de Fevereiro de 1924. Filho de um carpinteiro, foi educado em escolas missionárias católicas e formou-se como professor.

publicidade

Faça já a sua assinatura: formulário de assinatura
Contactos editoriais: jornalkandandu@gmail.com

Publicidade: vivenviaspress@gmail.com

Estudou na Universidade de Fort Hare na África do Sul, onde conviveu com alguns dos futuros líderes históricos africanos como Julius Nyerere (Tanzânia) ou Kenneth Kaunda (Zâmbia). Foi depois para o Ghana ensinar e regressou à Rodésia do Sul para se juntar ao movimento de libertação. Nos anos 60 do século passado foi preso pela primeira vez por lutar contra o regime da Rodésia. Passa dez anos nas cadeias do regime de Ian Smith, de onde sai para Moçambique.

Fonte: PÚBLICO.

Deixe o seu comentário