Antigo Presidente dos EUA George H.W. Bush morre aos 94 anos

O antigo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), George H.W. Bush morreu aos 94 anos, disse na sexta-feira, o porta-voz da família, Jim McGrath.

Bush morreu pouco depois das dez da noite ( 05h00 em Luanda) de sexta-feira, cerca de oito meses após a morte da sua esposa, Barbara Bush.

publicidade

O quadragésimo-primeiro Presidente dos Estados Unidos de 1989 a 1993 e oito anos depois assistiu à tomada de posse do seu filho George W. Bush, que se tornou o quadragésimo-terceiro Presidente do país.

George H.W. Bush, um republicano moderado, foi eleito Presidente dos Estados Unidos em 1988 depois de ter servido dois mandatos como vice-presidente de Ronald Reagan. Pode assim presidir ao fim da Guerra Fria, o Muro de Berlim caiu em Novembro de 1989 e a União Soviética acabou em Agosto de 1991. Iniciou o que então se designou como uma “nova ordem mundial”, idealmente multilateral mas em que os Estados Unidos emergiam como única e incontestada superpotência.

A forma como liderou, com mão firme, prudência e habilidade diplomática esse complexo período de transição granjeou-lhe o respeito da comunidade internacional.

publicidade

Faça já a sua assinatura: formulário de assinatura
Contactos editoriais: jornalkandandu@gmail.com

Publicidade: vivenviaspress@gmail.com

Bush pai, como muitas vezes era referido para o distinguir do quadragésimo-terceiro Presidente, viu sua popularidade aumentar no período da Guerra do Golfo no início de 1991, mas esse capital desapareceu num período de recessão breve, mas profunda. O republicano acabou por ser derrotado pelo democrata Bill Clinton, quando procurava assegurar um segundo mandato, numa eleição em que um terceiro candidato, o populista Ross Perot, baralhou as contas no colégio eleitoral.

Bush também foi um herói da Segunda Guerra Mundial, congressista do Texas, director da CIA e vice-presidente de Ronald Reagan. Apenas um outro Presidente norte -americano, John Adams, teve um filho que também se tornou presidente.

Bush tinha sido internado no hospital com uma infecção no sangue em 23 de Abril, um dia após o funeral da ex-primeira-dama, tendo ali permanecido durante 13 dias. Voltou a ser hospitalizado em Maio, indicando pressão baixa e fadiga uma semana depois de chegar ao Maine para passar o verão.

Acabou por ter alta alguns dias depois e comemorou o seu aniversário em 12 de Junho, fazendo história, ao tornar-se o primeiro ex-Presidente a atingir a idade de 94 anos.

Bush era o patriarca de uma dinastia política que inclui o filho George W. Bush, que foi também Presidente, outro como governador, John Ellis Bush (que chegou a ser candidato nas primárias republicanas à presidência dos EUA) e um neto que actualmente ocupa um cargo estadual no Texas.

Fonte : Lusa.

Deixe o seu comentário