ComunidadesEugénio Costa AlmeidaOpinião

Angola e Rússia, que cooperação: tecno-económica ou militar?

O Presidente João Lourenço, pelo Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, efectuou uma visita de Estado e de charme à Rússia.

No Dia da Paz condecorou o líder russo, Vladimir Putin com a Ordem Agostinho Neto (ainda que não saiba o que fez Putin para merecer a condecoração. Se é para celebrar o apoio do povo russo no conflito menor nacional – dito guerra-civil, e que de menor nada teve, bem pelo contrário, dado ter envolvido directa e indirectamente, vários países em território nacional – então deveria ter sido o principal representante russo, a Duma, a ser condecorada. Assim condecorar-se-ia quem, de facto, contribuiu com pessoas e material para a guerra em Angola: o Povo Russo.

Mas há factos que a diplomacia não pode evitar. E um dos factos é que quem manda – e no caso russo, sabe-se bem quem manda – é que determina as relações inter-Estados, em particular, a cooperação.

Vários protocolos e acordos de cooperação foram assinados, com especial destaque para a cooperação militar e, com maior ênfase por parte dos russos, para a exploração diamantífera e pescas e…exploração espacial! – neste caso, com clientes como nós, em que entregam produto deteriorado e ficamos, eternamente, a aguardar a reposição da parte garantida, ou seja, um novoa…

Também não é em vão que, para os russos «Angola é um parceiro confiável há muito tempo». Somos comidos e ainda celebramos… Se bem que acredito que o Presidente João Lourenço terá feito saber aos russos da nossa incomodidade quanto aos atrasos com o segundo AngoSat e como isso condiciona as nossas telecomunicações e defesa do habitat… (é incompreensível que um satélite demore mais de 2 anos a ser construído)!

Mas o que mais ressalva, apesar das notícias indicarem que a cooperação abordada seria a nível é a colaboração no âmbito militar com a possibilidade dos russos construírem uma fábrica de equipamento militar (muito vago) e pelo facto da Rússia – e da antiga União Soviética – ter sido – é ainda é, pelo menos a nível aéreo como a seguir referirei – um dos principais fornecedores de armamento e de muitos militares, como o próprio Presidente João Lourenço, terem sido formados nas academias militares russas.

Ora essa (contínua) colaboração já se fez sentir, recentemente com o recebimento pela Força Aérea Nacional de 6 novos caças seis caças russos Sukhoi Su-30 e aguardando a entrega mais dois aviões no final de Maio, além de estarmos interessados em comprar um dos mais modernos sistemas russos antiaéreos – e justamente considerado como um dos mais avançados –, o “escudo” S-400, com capacidade para abater aviões inimigos a 250 km de distância(!?).

Nós sabemos que Angola é um “chock point” muito estratégico na rota atlântica austral. E mais será com o da sua plataforma continental para ocidente, quase “ocupando” mais de 1/3 do Atlântico Sul a ocidente.

Mas a questão que se coloca é esta. Precisa Angola de reforçar a sua esquadrilha de caças – por certo muito caros – quando há disposições internas que carecem desse dinheiro para benfeitorizar áreas como a saúde, a má-nutrição, a salubridade pública, o desenvolvimento territorial – não esquecer as previstas eleições regionais – a distribuição de água potável e de electricidade (dendo que esta é dos produtos de primeira necessidade que mais faz desenvolver um País), etc?…

Dirão que uma coisa não impede a outra. Mas quando todos sabemos e o Presidente não o eixou de o referir por mais de uma vez que estamos em crise e que todo o dinheiro é pouco; por alguma coisa estamos a exigir que os fundos saídos irregularmente do País, retornem, é lógico que devemos pensar um pouco e ponderar das prioridades.

Será que temos as nossas fronteiras sob escrutínio territorial de terceiros? Mesmo sem descurar a Segurança Nacional, não seria mais útil gastar estes dinheiros em outros fins, como s já indicados?

Até porque se analisarmos o IISS Military Balance 2018 (editado no primeiro trimestre de 2019) vamos verificar que dentro da nossa área estratégica (Atlântico Austral e Golfo da Guiné e comparando com as maiores potências da área) Angola, o 58º país, a nível mundial, em despesa militar (em 2017 correspondia a 2,% do PIB), tem cerca de 78 aviões de ataque (entre caças (32) e ataque ao solo e bombardeiros (42) e helicópteros (117, inclui de transporte e de ataque) além de aviões de transporte e de treino) sendo que no total deveremos ter cerca de 293 aeronaves, não incluindo estas últimas) contra, por exemplo, a África do Sul, 32º a nível mundial em despesa militar, mas que só representa 1,34% do PIB, e que tem, grosso modo e no total cerca de 195 aeronaves (distribuídas entre 26 aviões de combate gerais e 86 helicópteros e o restante de treino e de transporte), ou, ainda, o Brasil, 13º e com cerca de 1,41% de despesas militares face ao PIB, mas com uma força aérea de cerca de 650 aeronaves (96 aviões de combate, incluindo caças (47) e ataques ao solo (49), e 95 helicópteros, além de aviões de patrulha marítima, UAV (drones), de transporte e de treino).

Dirão que até nem teremos muitos aviões para defesa territorial. Talvez não, mas teremos, certamente, muitos mais que outros países limítrofes a nós, como a RDC que só tem cerca de 20 aeronaves, entre caças e helicópteros…

Por vezes, devemos ter em conta não a quantidade, mas a qualidade do material de guerra e de defesa nacional.

Seno que vamos ter uma das maiores áreas de plataforma continental do Atlântico Sul, se uma boa Força Aérea é importante para patrulhar o espaço nacional (terrestre e, principalmente, marinho), não menos é importante a Marinha. E nesta somos largamente ultrapassados pelos nossos vizinhos atlânticos.

Enquanto Angola apresenta uma Marinha com 59 navios (entre patrulhas atlânticos e corvetas), a Árica do Sul, só apresenta ter 20 navios – mas de qualidade superior, já que incorporam patrulhas oceânicos, corvetas, fragatas, navios de apoio e transporte e… 3 submarinos que lhe permitem controlar toda a área marítima e a rota atlântica, aquilo que os russos veem em nós como parceiro estratégico nessa área – e o Brasil tem cerca de 50 navios, entre patrulhas atlânticos oceanográficos (31) e 5 submarinos.

É lógico que não vamos aqui pedir que compremos submarinos. Mas podemos ter outros meios de defesa mais baratos ou de custos inferiores e de incorporação nacional. Recordemos como o navio oceanográfico de pesquisa comprado à Holanda está inoperacional por razões técnicas de origem ou compramos patrulhas costeiras ao exterior quando, no Lobito, temos estaleiros que podem construir além de barcos de pesca/arrasto, pequenos navios patrulhas costeiras – não esquecer a Operação Transparência no Mar e na defesa dos nossos atractivos bancos de pesca – e, mais tarde, patrulhas oceânicos.

Fica à consideração

*Investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL(CEI-IUL) e investigação para Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto**

** Todos os textos por mim escritos só me responsabilizam a mim e não às entidades a que estou agregado


Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading