DestaquesSegurança

Assinado acordo de cooperação entre Angola e Brasil

O ministro do Interior, Eugénio Laborinho, e o ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, foram signatários do instrumento jurídico, numa cerimónia que decorreu após uma reunião ministerial sobre Consultas Políticas entre delegações de ambos países co-orientada pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e o seu homólogo brasileiro, Ernesto Araújo.

Na ocasião, Manuel Augusto destacou as relações económicas e sociais “ambiciosas” que os dois países têm, para o bem-estar dos seus povos.

Para a resolução de alguns problemas sociais, referiu que Angola conta com o apoio do Brasil, e, durante a permanência do governante no país, poderão ser redefinidos novos modelos de financiamento.

“Vamos redefinir a nossa cooperação financeira, as linhas de crédito, com base na actuação do novo governo do Brasil, e continuar a beneficiar dessa vontade da parte brasileira”, afirmou Manuel Augusto.

O ministro das Relações Exteriores considera que, por esta via, Angola conseguirá concretizar alguns projectos mais importantes, com prioridade para as infra-estruturas no sector energético, agro-indústria, agricultura, comunicações e telecomunicações.

Destacou que Angola continua na “linha da frente” na cooperação com a República Federativa do Brasil.

Por seu turno, o ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil informou que o documento assinado hoje formaliza o protocolo de formação de quadros para o combate à criminalidade e a intensificação das relações conjuntas em matérias de defesa.

O memorando visa ainda a troca de informações sobre a criminalidade transnacional, além de transmitir a experiência brasileira no combate ao crime urbano que, segundo disse, no Brasil, reduziu, no último ano, para vinte por cento.

Por outro lado, o governante brasileiro manifestou a intenção de contar com o apoio de Angola para se afirmar no continente africano.

A jornada do ministro brasileiro reserva um encontro, ainda hoje, com a ministra angolana das Finanças, Vera Daves.

Sexta-feira, último dia da visita, vai dissertar uma palestra, nas instalações do Ministério das Relações Exteriores, sobre “A Politica Externa do Brasil”.

Angola e Brasil estabeleceram relações diplomáticas a 12 de Novembro de 1975. O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola (proclamada a 11 de Novembro de 1975).

Cinco anos depois (1980), os dois países assinaram o Acordo Geral de Cooperação Económica, Técnico-cientifica e Cultural, instrumento que constitui a base fundamental para o desenvolvimento da cooperação bilateral. Em 2010, assinaram o acordo de parceria estratégica.

Fonte: Angop

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo

Discover more from Vivências Press News

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading